A Princesinha

A Princesinha – Uma História que Vai Conquistar Você

Oi gente, tudo bem? No post de hoje vamos conversar um pouquinho sobre A Princesinha, de Frances Hodgenson Burnett, publicado no Brasil pela Principis, selo que pertence a Ciranda Cultural. O post foi escrito pela convidada desse mês Monique Larentis. Espero que gostem da leitura!

Sara é uma menina indiana muito inteligente que acabou parando em um internato na Inglaterra porque, segundo seu pai, a Índia não é um bom lugar para crianças.

A menina é tratada como uma princesa pelo seu pai, e isso a deixa um pouco insegura de como será o local. Mas ela logo se destaca no local, pela sua inteligência, bondade, facilidade com línguas, imaginação e criatividade, o que desperta admiração de algumas e inveja de outras.

O apelido de “princesinha” logo pega, por estar com um guarda-roupa vasto e ser muito mimada por seu pai com presentes. Um quarto luxuoso, vestidos de seda e até uma pessoa para ajudá-la a se arrumar. Tudo isso estava a disposição da menininha no internato.

Mas tudo muda quando a pequena fica órfã, após a morte do pai e a diretora do internato decide “rebaixar” a menina para empregada, já que a mesma não tem mais nenhum dinheiro para pagar pelo lugar onde está.

Tendo que estudar escondida, longe das outras meninas, com apenas roupas pequenas e sem graça, quase sem comida e tendo que dormir em um sótão gelado e velho, a menina segue seus dias sonhando com a magia e descobrindo suas amizades verdadeiras no local. Ela também irá descobrir o poder do companheirismo, das histórias e irá transformar a vida de muitas pessoas que encontrarão ela pelo caminho.

A Princesinha

Opinião sobre a leitura

A Princesinha é uma história bem leve e rapidinha de se ler. A escrita da Frances Hodgenson Burnett é deliciosa e envolvente. Seus personagens são muito carismáticos e é impossível não se apaixonar por todos eles.

Apesar de ser um livro infanto-juvenil, para crianças, “A Princesinha” é aquele tipo de histórias que deveria ser lida por todos. A cada capítulo, suas entrelinhas abrigam grandes lições. A bondade e coragem de Sara é uma inspiração.

A muito tempo atrás eu já tinha visto um filme que retrata a história, mas nunca tinha lido o livro. E gostei muito da experiência. O livro tem seus momentos de muita tristeza, escancara como as crianças pobres eram ignoradas e maltratadas na época. E além disso, mostra como o ser humano invejoso é cruel.

Essa edição da Ciranda Cultural, pelo selo Principis, é um amor. A capa é linda, e as páginas, apesar de um pouco finas, são amareladas e tem uma ótima diagramação.

Sinopse do livro

Sara Crewe fica arrasada quando seu adorado pai morre, deixando-a sem um tostão e sozinha no mundo. Nas mãos da desalmada diretora do colégio interno, que a coloca para trabalhar como criada, ela descobre o poder da imaginação para superar as dificuldades diárias. A história de como a sorte de Sara mudou novamente e como ela descobriu o verdadeiro significado da família encantou crianças, jovens e adultos desde sua primeira publicação, em 1905. É definitivamente um clássico com final feliz previsível, que reafirma a importância de ser gentil com as pessoas.

FICHA TÉCNICA

Título: A Princesinha
Autor: Frances Hodgson Burnett
Editora: Principis
Número de páginas: 224
Adquira o livro na Amazon

Conheça outros livros da Principis

Até a próxima, Monique 🙂

Posts Similares

10 Comentários

  1. Que livro fofo. Apesar de não ser true crime ou fantasia que são meus gêneros preferidos, deu vontade de ler.

  2. Não conhecia a obra. A capa é fofa e pela sua descrição parece ser uma história gostosa de ler, além de não muitas páginas.. salvei aqui, obrigada pela dica de leitura 😉

  3. Já estou com ódio dessa diretora! Deve ser uma ótima leitura. Obrigada pela indicação ❤️

  4. Eu assisti o filme desse livro algumas vezes e posso dizer que é ótimo, quero ler o livro também.

  5. Que coisa mais fofa, personagens indianas são encantadoras 🙂
    Parabéns a Monique!
    Abraços, Alécia ❤

  6. Oi! Eu adorei a sugestão de leitura 🙂 e a capa é uma gracinha, ainda não conhecia o trabalho do autor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *