A Rainha do Norte – Joana Estrela

Oi gente, como vocês estão? Quem já está seguindo o blog lá no TikTok? Mostrei a caixinha recheada que chegou da Editora SESI-SP. Um dos títulos é o livro infantil A Rainha do Norte, de Joana Estrela.

A Rainha do Norte, inspirado na “Lenda das Amendoeiras em Flor“, é uma obra ilustrada. O livro de apenas 55 páginas narra a história de um rei mouro que se casa com uma criada.

A Rainha do Norte

Diferente dos contos de fadas tradicionais que terminam com “felizes para sempre”, a serva após se tornar rainha se sente cada vez mais sozinha. Longe de seu país e sem falar aquele idioma se vê sem amigos, sem família, e aos poucos vai minguando enquanto ser humano.

Percebendo que sua esposa está muito doente o rei chama médicos, curandeiros de todos os lugares para descobrir o que há de errado. Sem sucesso!

Um dia chega ao castelo um médico vindo de muito longe e começa a conversar com a rainha e aos poucos descobre a causa. Diz ao rei que é preciso ter paciência e esperar.

O rei então começa a cultivar um jardim em volta do castelo. Conforme passam as estações a rainha melhora e se torna mais forte. Quando as amendoeiras começam a florir cobrem tudo de branco. A rainha enfim sente-se em casa.

Um pequeno conto sobre ser estrangeiro, estar longe da família, e se adaptar a novos ambientes.

A Rainha do Norte

Minhas impressões

O que dizer das edições da Editora SESI? Uma mais linda do que a outra. Essa em especial ganhou meu coração antes mesmo de chegar aqui em casa. Se você segue o blog a mais tempo sabe que “A princesa e a ervilha” é minha história favorita desde criança. Quando vi A Rainha do Norte me encantei.

O que mais me chamou atenção foram as ilustrações. Sabe quando as crianças pintam na pré-escola? Foi essa a sensação durante a leitura. Como se os desenhos tivessem sido desenhados a mão e pintados com lápis de cor. Até a capa passa essa impressão.

Quanto a história não lembro da “Lenda das Amendoeiras em Flor” então foi uma surpresa, mesmo assim consegui me identificar com a rainha. Desde criança me mudei bastante, de escola, de cidade, de estado, conheci os mais diferentes sotaques, climas, e confesso que as vezes é difícil criar raízes ainda mais quando os outros sempre o consideram um “forasteiro”.

Quando criança era mais difícil compreender que as pessoas têm certa dificuldade em aceitar o que é diferente. Mas já adulta percebo que todos os lugares que conheci, cidades que morei, e pessoas com quem tive contato de alguma forma contribuiram para eu me tornar quem sou hoje. Sou muita grata por todas as experiências.

Informações sobre A Rainha do Norte

A Rainha do Norte

Ser estrangeiro num país longínquo não é fácil. E ser feliz para sempre também não. Que o diga a rainha desta história. No seu caso, a tristeza já durava há tanto tempo que o rei começou a ficar seriamente preocupado. Habituado a comandar exércitos e a enfrentar inimigos com a sua espada, desta vez, porém, o rei não sabe contra quem lutar. Afinal que mal é este que tira todas as forças da rainha? E como o combater?

Título: A Rainha do Norte | Autora: Joana Estrela | Editora: SESI-SP | Ano: 2018 | Páginas: 55 | Classificação: ★★★★ | Disponível na Amazon

Bom, essas foram as minhas impressões sobre A Rainha do Norte. Você conhecia o livro? Já leu alguma publicação da Editora SESI-SP? Se sim, qual mais gostou? Antes de ir deixe um comentário 🙂

Até a próxima, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

10 Comentários

  1. Oi Erika.

    Não sabia sobre a caixinha do Sesi e a edição contém um projeto gráfico bem caprichado. Até deu vontade de ter para ler a história. Porque não estou recordando sobre a história. Por isso vou pesquisar depois pra ver se contém outra edição sobre a história para ler. Parabéns pela resenha, adorei!

    Bjos

  2. Esse projeto gráfico está mais que maravilhoso, lindo demais… é um carinho para os olhos de qualquer leitor né? Também não conhecia a tal lenda e já quero saber mais detalhes. Fiquei bem encantada pelo enredo e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

  3. Olá!
    Achei muito legal a leitura que você fez! Não conhecia essa história e, realmente, ser feliz para sempre é difícil. Eu diria que não é uma meta, é um estado de espírito. rs
    Vou recomendar essa leitura para meus pequenos!
    Bjos
    Lucy

  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas já me encantei por essa edição. Pela sua resenha, deu para ver que é uma história linda e que traz uma mensagem muito importante. Acho que toda criança passa em algum momento por essa sensação de se sentir deslocado em um novo ambiente e precisar se adaptar, e muitas vezes isso não é fácil mesmo.
    Amei a resenha e essas fotos maravilhosas, e já vou te seguir no tiktok hehe.
    Beijos

  5. Nunca tinha ouvido falar no livro e nem na editora…mas amei sua resenha, para mesmo seu uma bela história, vou procurar saber mais sobre o livro e sobre a editora…
    Ameeeei!!!

  6. Olá Erika!
    Eu ainda não conhecia a da “Rainha do Norte”, e sinceramente achei um encanto. Não acompanho as publicações dessa editora mas fiquei bem interessada em conhecer essa edição. Sua descrição me cativou e eu adoraria ter algo do tipo aqui, a disposição dos meus filhos. Assim como você, também me mudei muito durante a infância, morei em várias cidades e estados do Norte/Nordeste e é exatamente como você falou, na infância é ainda mais difícil compreender e se adaptar. Hoje no entanto, além de compreender melhor tudo o que estas mudanças me proporcionaram, sinto muita saudades da minha antiga vida nômade.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *