Acorda pra Vida, Chloe Brown – Um New Adult Marcante
Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje venho conversar um pouquinho sobre minhas considerações acerca do livro Acorda pra vida, Chloe Brown, publicado no Brasil pela Editora Paralela.
Chloe Brown é uma mulher de 31 anos, bem-sucedida na carreira, vive com sua família amorosa e os remédios são seus melhores amigos (ou não), pois ela tem uma doença crônica chamada fibromialgia.
Um dia, numa caminhada nada especial, ela quase é atropelada por um carro em alta velocidade. E é ali, naquele momento, que ela vê uma luz. Bom, na verdade, ela fica imaginando seu obituário e percebe o quão entediante era sua vida. Chloe então, decide mudar, ela elabora uma lista, que a chama de “acordar pra vida”, uma lista que fará ela ser espontânea e espirituosa.
Um dos itens da lista, é morar sozinha, mesmo com todos os empecilhos que isso poderia acarretar. No seu novo lar, ela conhece Redford Morgan, o zelador do prédio. Um homem alto, forte, todo tatuado, com cabelo da cor do fogo, lindo e ainda mais, um artista (ela sabe disso, porque de vez em quando, Chloe o espia pela janela e o vê pintando).
Além disso, ele tem uma moto, o que pode ajudá-la a riscar outro item da lista (andar de moto), mesmo que ela não goste muito do Sr. Morgan e sinta que o sentimento é recíproco.
Entretanto, ao se aproximarem e se conhecerem melhor, os dois percebem que as primeiras impressões que tinham um do outro não poderiam estar mais equivocadas. E o que começou com a realização de uma lista, pode muito bem se tornar algo mais.
TEMAS IMPORTANTES
Quando comecei a ler esse livro, percebi que seria o meu tipo favorito de clichê, aquele que os mocinhos não se curtem em um primeiro momento, para depois, ao se conheceram, apaixonarem-se. Mas, esse livro vai além disso, ele aborda a fibromialgia (dor e fraqueza muscular generalizada), bem como relacionamentos abusivos, e representatividade.
Como falei, nossa protagonista tem fibromialgia. Imagina que cansativo sentir dor sempre e em todas as partes do corpo. É assim a vida de Chloe, por isso, que os remédios são como seus melhores amigos e sua lista, tão importante.
Depois que descobriu a doença, várias coisas aconteceram com ela, primeiro ela teve que mudar toda a sua vida para se adaptar a uma nova rotina; segundo, nos momentos que ela mais precisou de força externa, seu noivo e suas amigas a abandonaram; e terceiro, tentando proteger o coração de uma nova decepção ela se fechou para novas relações.
Apesar das dores, das decepções e das mudanças, Chloe construiu uma nova vida, criou uma armadura para não deixar ninguém se aproximar. No entanto, apesar de tudo, não se achava corajosa, por causa disso a lista era tão importante, com seus objetivos realizados, ela poderia ser uma mulher mais destemida. Mal sabia que ela já era tudo isso.
“Você é tão corajosa quanto precisa ser. Você me torna alguém melhor. É a pessoa mais corajosa que conheço.”
Red conquista pelo seu entusiasmo
Red chegou para mostrar a fortaleza que nossa protagonista era e que ela não precisava ser forte o tempo inteiro, que existiam pessoas, incluindo ele, que estariam lá, caso ela precisasse e deixasse.
Falando no Red, vamos adentrar no segundo tema importante que a autora abordou: relacionamento abusivo. Sim, meus queridos leitores, a Talia inverteu os papéis, ela colocou o homem no papel da vítima. Não vou me expandir muito, pois não quero trazer spoilers, mas era Red quem sofria violência psicológica, moral e até mesmo, física.
Logo no começo da história, vocês vão perceber que, por mais que ele seja um homem grande e forte, Red tem o coração enorme, seja ajudando senhoras, seja com sua mãe ou até mesmo deixando uma certa inquilina com um gatinho, quando o prédio proibia animais. Ele é conhecido por sua gentileza, sempre com um sorriso no rosto. Inclusive, esse foi um dos motivos de Chloe, inicialmente não gostar dele, ela não entendia como ele aparentava ser tão vivo.
“Chloe sabia que era uma pessoa de carne e osso, como Redford. Mas não estava viva como ele. Nem de perto.”
Não se enganem, Red era exatamente assim, feliz e espontâneo, mas, no fundo da sua alma, batia insegurança com ele mesmo e também com sua arte. Assim como ele chegou na vida de Chloe para clarear alguns pontos, ela fez o mesmo. Chloe o apoiou, ajudou e ressaltou a importância dele acreditar em si mesmo.
Por último e não menos importante, a representatividade que a Talia trouxe para sua obra. Chloe Brown! Uma mulher negra e gorda, que sabe quem é e não tem vergonha disso. Não temos insegurança por parte dela, temos uma mulher confiante e ousada.
“A questão, Red, é que alguns de nós são tão marginalizados que acabariam se afogando caso se deixassem afetar por cada magoazinha. Então, alguns como eu, desenvolvem um filtro. Você deve ter notado que filtro bastante as coisas. Não é um escudo inerente ao dinheiro. É algo que sou forçada a fazer.”
ACORDA PRA VIDA, CHLOE BROWN
Sabe quando um título de uma obra é perfeito para a obra em si?! Esse é o caso.
A Chloe realmente acordou para a vida, talvez não como ela estava imaginando, com a sua lista pré-pronta, com objetivos que nem eram todos dela, mas com o seu próprio jeito e suas realizações.
Acompanhamos de perto o desenvolvimento da nossa protagonista, como ela foi descobrindo sua força, bem como percebendo que se abrir a novos relacionamentos não era assim tão ruim. Além disso, temos um amor companheiro entre os mocinhos, onde cada um se doou de uma forma e ajudou o outro a se curar.
A escrita de Talia é tão gostosa de ler, uma escrita divertida, com diálogos espirituosos e um casal com uma química de milhões. Pois, afinal, estamos falando de um new adult clichê, que nos conquista logo nas primeiras páginas. Os capítulos, confesso, são grande demais, o que dificulta a fluidez, mas, em contrapartida, a história é tão gostosa que não queremos parar até concluirmos.
Ah, e não posso esquecer, que Dani e Eve, irmãs da Chloe, aparecem nesse primeiro volume. E não sei se vocês sabem, mas as duas terão suas próprias histórias. Inclusive, já está à venda o livro Se liga, Dani Brown, que estou ansiosa para ler, afinal o clichê escolhido para o segundo volume é nada menos que namoro de mentirinha.
Você já conhecia Acorda pra Vida, Chloe Brown? Tem curiosidade em conhecer as irmãs Brown?
Conheça outros livros da Editora Paralela.
Abraços, Ihana ❤️
Não conhecia o livro, mas já quero ler! Me identifiquei com a protagonista, tenho fibromialgia e vi minha vida virar de ponta cabeça diante do diagnóstico e dos desafios da doença, sei bem o que é ver pessoas se afastando e como é ter que recalcular a rota da vida em si.
Com toda certeza vou ir atrás desse livro, quero ler, ainda mais por abordar uma doença tão pouco falada pela sociedade, embora muitas pessoas a tenham. Esses dias mesmo estava pensando sobre como a literatura mal fala de doenças crônicas e aí me deparei com seu post.
Agradeço pela dica literária : )
Que história incrível viu! Gostei demais e já quero ler!
Esse livro é maravilhosoooooo!! Com certeza ele esta ajudando muitas pessoas 🥰
Que tema incrível, conheci a Chloe aqui em seu blog e amei o estilo dela!
Abraços, Alécia 💜
O livro de romance educativo, principalmente quando se pode mudar uma pessoa para melhor, o livro me deixou muito curiosa para ler.
Caramba, menina. Você acabou de me convencer a ler esse livro! Sério! Vou ter que ler, fiquei muito curiosa!!!
Não conhecia o livro e já quero ler ele, pois me identifiquei com a personagem também tenho essa doença, que é bem chata aliás…
Oi! Eu adorei a sugestão de leitura 📚 é bem interessante, gosto de livros que trazem reflexões…
É um livro encantador, muitas vezes é preciso acordar para vida, esse livro trás reflexão, ainda não conhecia o livro, fiquei mega curiosa pra ler bjs.