Arrumar a Casa, Organiza a Mente
Oi gente, tudo bem? Estou reunindo aqui no blog todos os textos que estavam guardados no meu outro HD, espero que algum deles possa ser útil. Esse de hoje é sobre como arrumar a casa, reflete na organização da mente.
Desde criança sempre fui uma pessoa muito bagunceira e acumuladora. Daquelas que não gostam de jogar nada fora. Ao longo dos anos acumulei MUITA coisa e fico com dó de me desfazer.
Um tempo atrás comprei o livro “A mágica da arrumação“, de Marie Kondo. Há quem pense que é sobre jogar as coisas fora. No entanto, conforme avançamos na leitura percebemos que é sobre manter o ambiente organizado. E consequentemente nossa mente.
Antes mesmo de decidir ficar com uma peça ou não, é importante refletir sobre sua importância. E foi com esse pensamento que comecei a mudar algumas coisas aqui em casa. Guarda-roupa, sapatos, itens de decoração, o que mais me chamou atenção foi a quantidade de maquiagem “parada” que tenho na penteadeira.
Separei batons, blush, base, lápis de olho e 399 esmaltes. Nem eu sabia que tinha tantos.
Quando comecei a colocar tudo em ordem não parei mais, é um trabalho contínuo. Organizei a cozinha. Sabe aquela quantidade imensa de potinhos sem tampas que não servem pra nada? Pois é, separei tudo numa caixinha e fiz doação. O ambiente ficou mais leve.
Depois que experimentei isso num cômodo fiquei motivada a continuar. O que mais deu trabalho foram os “papéis”. Sabe aquele monte de caixa com cadernos do colégio, boletos pagos, provas, ticket de estacionamento, etc.? Pois é, separar o que vai para o lixo e o que é importante guardar requer muita energia.
De acordo com Marie Kondo deve-se guardar apenas as coisas que trazem felicidade. Sejam fotografias, cadernos, cartas… e não deixar a energia estagnada no ambiente.
O mais interessante dessa experiência é perceber como o ambiente organizado tem influência sobre nós. Nos faz ter clareza, foco, além de ganhar tempo.
Para você é mais difícil arrumar a casa ou organizar a mente? Qual a sua opinião? 👗👛
- Leia também: Arrume a sua cama, de William H. McRaven
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ TikTok
É muito bom ter um lugar bem organizado e limpo, fazer faxina é uma terapia.
Na minha opinião é mais dificil organizar a mente, pois na mente entram muitas coisas como os sentimentos diferentes e que acaba mudando dentro de nós.