Bienal do Livro 2024

Bienal do Livro 2024: Confira Novidades, Lançamentos e Destaques do Segundo Dia

Quem lê faz grandes amigos” é o tema da Bienal do Livro 2024, que começou na última sexta-feira, 6 de setembro, em um novo local, no Distrito Anhembi. Esta é a 27ª edição da maior feira literária que reúne centenas de expositores e milhares de leitores curiosos e ansiosos para descobrir lançamentos de novos livros e conhecer de perto seus autores favoritos.

A convite da Principis, selo de romances clássicos da Editora Ciranda Cultural, representei a Coruja Geek no segundo dia da Bienal do Livro 2024 e presenciei algumas palestras com temas relevantes e figuras renomadas na Arena Cultural e, claro, visitei estandes parceiros para conferir destaques e lançamentos realizados durante a feira.

Continue lendo para acompanhar um pouco do que vi no maior evento cultural da América Latina.

Arena Cultural tem Felipe Neto, Pedro Bandeira, Paula Pimenta e mais no 2º dia da Bienal do Livro 2024

A Arena Cultural é um espaço dedicado aos visitantes da Bienal do Livro que têm vontade de ouvir seus autores favoritos, best-sellers nacionais e internacionais em bate-papos e palestras exclusivas e descontraídas sobre os mais diversos temas, sejam sobre o mais recente lançamento ou experiências vividas no mundo literário.

Na manhã de 7 de setembro, a Arena abriu com a presença de Paula Pimenta, autora de Fazendo meu Filme, Pedro Rhuas, de Enquanto não te encontro, e Maidy Lacerda, do best-seller O Diário de Uma Princesa Desastrada, para falar sobre como livros têm o poder de realizar sonhos tanto para quem lê quanto para quem escreve.

Em seguida, aconteceu uma mesa com Felipe Neto, que está lançando o novo livro “Como enfrentar o ódio” com a editora parceira Companhia das Letras. O youtuber conta as motivações que o levaram a escrever o livro, sobre os impactos da “cultura do cancelamento” e do ódio espalhado na internet e como combatê-lo.

No segundo dia da Bienal do Livro 2024, também teve a presença de Lynn Painter na Arena Cultural para falar sobre seu mais conhecido livro “Melhor do que nos filmes” e detalhes do recém-lançado “Apostando no amor”. Foi uma conversa superdescontraída, leve e divertida sobre como a autora equilibra o humor e amor em suas histórias. Quem não gosta de comédias românticas, não é?

Entre conversas e palestras, também teve Babi Dewet, autora de Sábado à Noite, Um Ano Inesquecível e Sonata em Punk Rock como mediadora no bate-papo com os autores nacionais Pedro Bandeira e Thalita Rebouças, que compartilharam suas experiências pessoais e como as fases de vida dos autores se refletem em suas histórias.

Principis

Lançamentos e novidades que algumas editoras trouxeram para a Bienal do Livro 2024

No segundo dia da Bienal do Livro 2024, aproveitei a oportunidade para visitar alguns estandes de editoras parceiras da Coruja Geek e conferir os destaques que preparam para a feira.

Comecei pela Editora Principis, o selo de romances clássicos do grupo Ciranda Cultural, e que trouxe para a Bienal novas edições dos títulos de Graciliano Ramos, como Vidas Secas, São Bernardo e A Terra dos Meninos Pelados.

Vidas Secas - Graciliano Ramos
VIDAS SECAS – Sinopse da editora

A crueldade da seca e a vida miserável fazem com que uma família de retirantes sertanejos seja obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas do sertão brasileiro nordestino. O estilo seco de Graciliano Ramos parece transmitira aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão. Pertencente à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, esta é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

SÃO BERNARDO – Sinopse da editora

Paulo Honório, menino órfão, trabalhava como guia de cego e vendia cocadas durante a infância para conseguir algum dinheiro. Mais tarde, passa a trabalhar na roça. Adulto, depois de enfrentar uma série de percalços, torna-se um homem frio, escravo de uma ambição desmedida, que vai balizar toda sua vida adulta. Em 1934, Graciliano Ramos escreve mais uma de suas obras-primas. Com linguagem leve, o livro parece ter sido publicado nos dias atuais.

A TERRA DOS MENINOS PELADOS – Sinopse da editora

Raimundo era careca e tinha um olho azul e outro preto. Por essa razão, era considerado estranho pelas pessoas se quase ninguém falava com ele. Seus vizinhos o apelidaram de Raimundo Pelado. Por não ter amigos, começa a falar sozinho, cria um país imaginário chamado Tatipirun, onde as pessoas têm um olho preto e outro azul, onde não existem cabelos em suas cabeças, e onde as plantas e animais falam. Ali, ele descobre, ninguém é ofendido, nem ferido. Todos são iguais!

Além destes clássicos que muito provavelmente você já leu na sua época de escola – se não leu, aproveite a dica porque são clássicos emocionantes –, também tem o lançamento do segundo livro do autor Lucas de Matos, “Antes que o mar silencie”, que aborda questões socioambientais ligadas ao autoconhecimento e pertencimento.

Antes que o mar silencie - Lucas de Matos
ANTES QUE O MAR SILENCIE – Sinopse da editora

Assim como o mar, a escrita de Lucas de Matos tem uma força e um movimento belo, pedagógico e ancestral que nos instiga tanto a boiar na calmaria quanto a mergulhar no agito das suas ondas-palavras. Antes que o mar silencie é um chamado para atentar questões de ser e estar, a partir de versos cheios de ousadia, consciência de si e letramento socioambiental. Vale a pena tirar as boias e se jogar nesse mar poético encantador de um poeta que exala sede de vida. Mergulhemos nessas águas! Adriele do Carmo. Poeta e Comunicadora.

E no segundo dia da Editora Principis na Bienal do Livro 2024, também teve a presença do autor Walcyr Carrasco para uma sessão de autógrafos do seu novo livro “A Senhora das Velas”, que conta a história de um menino órfão em busca de uma guardiã capaz de mudar o seu destino.

A Senhora das Velas - Walcyr Carrasco
A SENHORA DAS VELAS – Sinopse da editora

Combinando realismo fantástico com fábula e mensagem de esperança, “A Senhora das Velas” é um relato sobre a lição de que as pessoas são capazes de mudar o próprio destino. Walcyr Carrasco criou personagens que não se separam de quem lê o livro, em um cenário mágico, com acontecimentos que tocam o coração e mostram que todos os dias há algo novo a aprender. “O coração sempre fala, sempre indica o caminho certo. Mas, na maior parte do tempo, as pessoas não o seguem”.

Julia Moraes, do time de marketing da Ciranda Cultural e da Principis, conta que a editora tem, sim, muitos clássicos da literatura, mas está cada vez mais atenta ao público jovem. E pensando nisso, outras novidades que trouxeram para a Bienal do Livro 2024 são os dois novos selos: Mood e Trend.

Editora Mood

Conheça a Editora Mood, novo selo YA (Young Adult) da Ciranda Cultural

Conversei com Michele de Souza, responsável pela produção editorial da Editora Mood, que apresentou o propósito do novo selo e os principais lançamentos que estão apostando na Bienal do Livro 2024. “A Mood está vindo com intenção de atingir o público jovem adulto, de 18 a 28 anos, que precisam de títulos novos em que possam se identificar”, conta Michele.

Entre livros de ficção e não-ficção, as temáticas são diversas, porém todas relacionadas à juventude atual. O principal título que estão lançando é “Look What You Made Me Do”, da autora Kat McKenna, que deu significado para sua paixão e comprometimento como fã de Taylor Swift.

Se você é um(a) Swiftie como Kat, vai gostar de ter um livro como este que conta a história dos primeiros fandoms, as diferentes eras da cantora, a cultura do cancelamento e, acima de tudo, como ser um fã. Deixe seu comentário se você, fã da Taylor ou não, gostaria de uma resenha deste livro para confirmar se é um título que você deveria ler.

Bienal do Livro 2024

O segundo lançamento que a Editora Mood traz para a Bienal do Livro 2024 é “Book Love”, de Debbie Tung. Esta é uma história em quadrinhos feita para você que, assim como eu e todos os leitores presentes na feira, é apaixonado(a) por livros. Debbie Tung traz de uma maneira muito divertida, engraçada e representativa todas as loucuras e manias que todo leitor tem.

Editora Trend é o novo selo da Ciranda Cultural focado em tendências

Naíra Ribeiro, editora do selo Trend, foi quem me apresentou os principais lançamentos e o propósito que o novo selo traz para os leitores. Como o próprio nome diz, o objetivo da editora ficar de olho nas tendências do mercado literário e que “cada livro encontro seu leitor ideal”, segundo Naíra. “Lançamos o selo para atender tudo o que seja uma demanda e atenda o que o público esteja procurando, independente do seu gosto. Seja ficção, não-ficção, devocional, saúde e bem-estar, bíblico, entre outros”, explica.

Bienal do Livro 2024

Dentre a variedade de títulos, a editora Trend está lançando o livro “Linha 4 Amarela” – quem mora em São Paulo já consegue se identificar –, que conta uma história investigativa em torno de um atentado que ocorre na linha 4 amarela do metrô. Uma novidade é que este livro vai ganhar uma adaptação para o cinema nacional em 2025!

JBC aposta em mangás clássicos, romance colegial, ação e mais

Particularmente, sou apaixonada por mangás, HQs e animes, então fiquei muito empolgada ao visitar o estande da JBC e conferir a variedade de lançamentos que vão desde clássicos, como Inuyasha e Nana, até os mais atuais romances colegiais, dramas e investigação.

Bienal do Livro 2024

Para a feira, a editora trouxe os mangás que já estão com adaptação para anime, a comédia The Fable (disponível na Netflix) e o romance e drama Suzume, do mesmo autor de Your Name (disponível no Crunchroll).

Suzume

Arqueiro lança edição colecionável de A Hipótese do Amor na Bienal do Livro 2024

Ali Hazelwoold foi um dos grandes destaques presentes no estande da editora parceira Arqueiro, entre os destaques a nova edição colecionável de “A Hipótese do Amor”, que conta com um capítulo extra da história da doutoranda Olive Smith e o professor Adam Carlsen.

A hipótese do amor

E para quem ama os romances da autora, teve lançamento do seu novo livro na Bienal do Livro 2024: “Não é Amor”, que conta a história de um romance secreto e proibido entre a engenheira de biotecnologia Rue Siebert e Eli Killgore, um empresário que deseja liderar a empresa em que Rue trabalha.

“Acostumado a conseguir o que quer, ele se vê diante de uma angustiante exceção: Rue. A mulher em quem não consegue parar de pensar. A mulher que não pode ter.”

Ali Hazelwood - Não é amor

Companhia das Letras lança adaptação de ‘Senhor das Moscas’ para HQ durante a Bienal do Livro 2024

Por fim, visitei também o estande da Companhia das Letras que trouxe diversas novidades para diferentes públicos. Entre elas, a primeira adaptação mundial do clássico romance de William Golding, “Senhor das Moscas” – que completa 70 anos de publicação – para história em quadrinho.

Além disso, também tem um dos lançamentos mais aguardados para leitores de romance: “Atrás da rede”, de Stephanie Archer, um sucesso no Tik Tok que conta a história de Pippa, que desistiu do sonho de trabalhar com música e se tornou assistente pessoal do goleiro de hóquei mais requisitado de Vancouver, Jamie Streicher, que também foi o garoto por quem era secretamente apaixonada na época do colégio.

E para quem é fã de “Vermelho, branco e sangue azul”, vai gostar da nova comédia romântica queer de Casey McQuiston “Combina?”. Confira a sinopse do livro:

“Theo e Kit já foram muitas coisas: melhores amigos, crushes, namorados, e agora… desconhecidos. A única coisa que eles ainda têm em comum é o vale-viagem que restou da excursão europeia que planejaram fazer juntos quatro anos atrás, antes de um término brutal. Faltando um mês para o vale expirar, Theo embarca em um ônibus em Londres para dar início à aventura que sempre sonhou ― até dar de cara com Kit.

Entre festas incríveis, jantares estonteantes e degustações de vinho, Theo e Kit terão que encontrar o melhor jeito de lidar com os próprios sentimentos ― e descobrir de uma vez por todas se eles realmente combinam.”

São tantas as novidades que a Bienal do Livro 2024 está trazendo para o mundo literário que mal cabem neste post – embora já tenha me estendido demais. Comente aqui embaixo o que mais chamou sua atenção e está curioso(a) para ler. Confesso que minha lista de leituras só aumenta com tanto lançamento incrível!

Um abraço e até a próxima!
Amanda Beiro 🙂

Posts Similares

3 Comentários

  1. Menina eu queria muito ter ido, tudo que eu vejo da jbc eu to apaixonada demais. amei o post, espero comprar esse lançamento da hipotese do amor em breve, ainda não tenho a edição normal então já vou começar com a de colecionador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *