Em Queda – Uma História Eletrizante de T. J. Newman
Imagine que você seja obrigado a escolher: matar um grupo de 3 pessoas ou matar um grupo de 144 pessoas. Qual você escolheria? Esse é o dilema de Em Queda, livro de estreia de T. J. Newman, publicado pela Editora Planeta.
Provavelmente você respondeu o de 3 pessoas, certo? Mas e se essas 3 pessoas fossem a sua família? Ainda assim você escolheria sacrificá-los para salvar o grupo maior?
Essa é a escolha que Bill Hoffman tem que fazer.
“Veja, Bill, você provavelmente já entendeu o óbvio. Aqui está o resto. Ou você derruba o avião, ou vou matar sua família.”
Enredo eletrizante, parece um filme
Bill é piloto de avião, casado com Carrie e pai de dois filhos: Scott e Elise. Quando seu chefe, O´Malley, liga pedindo que ele assuma um voo de última hora como um favor pessoal, ele não pode recusar, apesar dos protestos de sua esposa.
O que ele certamente não imaginava é que esse seria o voo de sua vida, pois além de ser responsável por 144 passageiros, a vida de sua família também fica em suas mãos. Isso tudo enquanto ele pilota!
Sam é um homem do Curdistão, que, cansado das injustiças sofridas por seu país, principalmente como reflexo de guerras e ataques dos Estados Unidos, decide fazer justiça com as próprias mãos. Ele sabe que derrubar um avião comercial não trará nenhuma vida de volta – inclusive de sua própria família. Mas ele quer que os Estados Unidos sofram pelo menos um pouquinho.
“E tudo por causa de vocês. Vocês e sua ignorância. Sua indiferença. Sua falta de vontade e se importar. Então, agora, vocês e eu vamos pagar. Esta restituição patética não chega perto da justiça que os curdos merecem, mas é o melhor que posso fazer.”
Decisões são a marca do livro todo o tempo
Por mais que Bill tente conversar com Sam, ele está irredutível. Ele ordena que Bill escolha: ou segue suas orientações sobre como derrubar o avião e matar todas as pessoas a bordo, ou sua família morre. A essa altura, Sam está na casa de Bill, fazendo a família de refém. Detalhe: Bill fica vendo tudo por videochamada.
Obviamente Bill pensa em enganá-lo. É quando Sam revela algo totalmente inesperado: há alguém dentro do avião que está agindo em conjunto com ele, então ele saberá se Bill pedir ajuda a alguém, contar para alguém ou chamar o FBI.
Bill quebra as regras. Ele não vê outra saída! Ele conta somente para Jo, a comissária de bordo que ele conhece há anos e a pessoa em quem ele mais confia. Logo ela manda mensagem para seu sobrinho, Theo, contando o que está acontecendo e pedindo socorro. E Sam descobre!
Nada disso é spoiler, tudo acontece muito rápido no livro, nas primeiras páginas. Não tem enrolação! No restante da história, acompanhamos a visão de Bill, de Carrie e seus filhos enquanto estão sob a mira da arma de Sam e também da tripulação, que precisa arrumar um jeito de colocar todos os passageiros em segurança.
“ […] as pessoas só são boas até onde o mundo permite. Você não é inerentemente bom, e eu não sou inerentemente mau. Estamos apenas usando as cartas que a vida nos deu. Não tem a ver com a queda, Bill. Tem a ver com a escolha. Com pessoas percebendo que não são diferentes das pessoas más. Você apenas teve o luxo de escolher ser bom.”
Mensagens marcantes e de pesar o coração levam também drama para o livro de estreia de T. J. Newman
Além de acompanharmos todo o drama das pessoas envolvidas nesse atentado, também podemos ver o ponto de vista de Sam. É muito difícil e triste ver o que passam as pessoas que moram em um país que está sob constante guerra, na mira de países maiores. Isso pesa ainda mais pelo que está acontecendo na realidade! A população fica fragilizada e à mercê. Será possível criar empatia pelo terrorista?
Esse é o livro de estreia de T. J. Newman. Ela é uma ex-vendedora de livros que se tornou comissária de bordo, e escreveu este livro durante muitos voos noturnos. Eu duvido alguém terminar de ler essa história e não ficar pensando nela por dias, com o coração na mão. E não é isso que faz um bom livro? Nota máxima!
+ Leia outros posts da Editora Planeta
Até breve, Thamy 🙂
A capa desse livro esta muito bem feita e chamativa. Adorei a resenha!
É um tipo de livro que não costumo ler, mas parece bom pra quem curti né!
Esses temas de voos chamam bastante atenção… Fiquei curiosa!
Abraços, Alécia ❤️
oi! Eu adorei a sugestão de livros 🙂 é bem interessante, vou por na lista de leitura…
Menina, preciso comprar esse livro pro meu marido, ele ama aviões! Muito obrigada pela dica! E bem, eu com certeza salvaria a minha família, sinto muito 144 pessoas… mas família é família! hehehehe
É um dilema que não queria pra mim, é uma escolha muito difícil, esse livro faz com que o leitor fique preso na história, fiquei bastante curiosa pelo livro bjs.
Oi Érika!
Fiquei aqui pensando em como eu lidaria com essa situação, mas cheguei a uma conclusão que nunca gostaria de estar na pele de uma pessoa neste estado, acho que tudo tem dois lados onde cada um acha que está certo assim temos que ter o bom senso e chegar a um denominador comum. Quero muito ler esse livro amei o enredo e em como a trama foi montada. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!
Oi Erika!
Eu tinha visto a capa deste livro, mas até então estava curiosa, ler uma opinião de alguém que acompanho no universo literário. Parece ser um livro realmente bom, por isso vou adicionar na minha lista de desejados. Ótima dica para adquirir logo. Adorei!
Bjos
Taí algo complicado de se escolher, espero nunca passar por algo sequer parecido … Achei interessante, fiquei curiosa e louca pra ler o livro!
Nossa, que situação, como fazer essa escolha, pelo coração ou seguir a razão? Gosto de obras assim eletrizantes, ótima dica de leitura.