Estrelas do Norte – o Guia Para o Amor
Oi oi, gente! Depois de três livros, veio aí: a resenha de Estrelas do Norte, último volume da série Bússola, escrita pela perfeita da Brittainy Cherry e publicado aqui no Brasil pela Editora Record.
Ah, aqui no blog já tem resenha dos três livros anteriores! Os livros da série não são uma continuação um do outro, mas meu conselho de bookfriend é ler na ordem, já que os livros seguem uma linha do tempo linear e os personagens estão interligados 😀
“Você é o norte dele, Hailee. Se você estiver por perto, ele sempre conseguirá achar o caminho de volta.”
E ‘bora para o que interessa!
Chamando todos os fãs da trope “melhores amigos para amantes”, nosso querido “friends to lovers”! Sim, esse último livro conta a história de Hailee e Aiden, melhores amigos que se apaixonaram.
Na verdade, não foi bem assim. Eles tiveram um péssimo começo, mas as circunstâncias contribuíram sua aproximação. Na primeira metade do livro, mostra como eles se conectaram, como era o relacionamento deles e, por fim, como se apaixonara. Infelizmente, a carreira de ator foi mais além do que Aiden estava esperando e então os dois adolescentes, após um término traumático e intenso, se separaram, com Aiden indo embora da cidade e jurando odiar Hailee por toda a eternidade.
Cinco anos depois, o agora homem precisa voltar para a cidade, onde terá que encarar os pedaços que deixou para trás de sua antiga vida, incluindo… Hailee.
“Já interpretei muitos personagens diferentes na minha vida, mas meu melhor papel foi ter o privilégio de ser seu melhor amigo.”
DEPENDÊNCIA EMOCIONAL (?)
Para os corações mais calejados, a história de Hailee e Aiden na adolescência tem um certo quê de dependência emocional, sim… a gente consegue perceber como foi sofrido para os dois adolescentes abrir mão de algo que nem eles entendiam muito bem o que era, e como a reação de ambos foi meio desproporcional ao que aconteceu.
O que eu gostei de fato é que mesmo assim é possível notar que o tempo separado ajudou os personagens a amadurecerem, inclusive chegam até a citar a terapia durante o rolar da história, o que achei bem legal!
Essa dependência toda pode ser um gatilho para pessoas mais sensíveis, e eu estou disposta a concordar, mas saiba que, na minha opinião, essa questão foi tratada com seriedade e com responsabilidade. Os personagens precisavam passar por esse trauma para que o enredo tivesse seu apelo, e deu muito certo.
“As pessoas não conseguem mais gerar novas inseguranças em mim, porque meu amor-próprio é tão forte que ofusca qualquer opinião sobre a minha pessoa.”
GORDOFOBIA
Um dos temas mais discutidos internamente pela Hailee é justamente a gordofobia.
Por Aiden ser um ator famoso, ou seja, uma figura pública, ela é muito exposta na internet e sofre muito bullying. Chega a ser bem pesado as coisas que ela faz para se proteger disso, e é um retrato de como é nossa própria sociedade. Hailee, uma mulher gorda e negra, é extremamente insegura e não se sente bem consigo mesma e nem com os quilos a mais que ela carrega consigo. Essas cenas mexeram bastante comigo, porque já passei por muito do que ela descreveu, então ter vivido essa experiência pessoalmente deixou a leitura ainda mais intensa.
Não posso entrar em detalhes sobre o futuro dela para não estragar a surpresa (apesar de não ser um spoiler), mas eu prometo que a Hailee da segunda parte do livro vai encher todo mundo que ler de orgulho. Fiquei com vontade de entrar dentro do livro e dar um abraço nela!
“Era nítido que cada sentimento era causado pelo mesmo motivo: um coração partido. Eu estava partindo o coração dele.”
ESTEREÓTIPOS
Ok, isso foi uma coisa que me deixou um pouco incomodada.
Hailee, descrita como gorda e sofrendo altos bullyings só porque… namorava um astro de Hollywood branco, sarado e loiro. Quer dizer, para que, sabe? Ele podia ser normal. Ele poderia ter continuado gordo, como era no começo do livro.
Não problematizei essa parte porque ok, é um livro de ficção e ele é um ator, mas poxa vida, não curto muito ler livros que as mulheres quase sempre se reprimem ou são reprimidas em prol do interesse romântico bonito e saradão. Não passa uma vibe de pena? Tipo “caramba, esse homem lindo e gostoso está namorando com essa garota mais ou menos, ele deve amar MUITO ela, né?”
Mas essa é uma questão minha mesmo. Só estou compartilhando kkkk
“É em você que eu penso quando não estou pensando em mais nada. E é em você que eu penso quando estou pensando demais.”
FAMÍLIA
As relações familiares são bastante abordadas nesse livro, mais por parte do Aiden. Se você já leu o final do terceiro livro e anseia por um incrível found family, infelizmente só haverá migalhas e bem lá para o finalzinho, mas te prometo que de barracos familiares você estará bem servido, tá? Já prepara a pipoquinha para ler as tretas!
O Aiden tem uma relação bem complicada com o pai adotivo E com o biológico. Além disso, toda a pressão que o pai coloca na carreira de Aiden contribui para que a relação deles estremeça ainda mais. Outros conflitos e segredos de família vem à tona, deixando nosso mocinho ainda mais chateado. Ainda bem que a Hailee está bem ali, para ser a melhor amiga incrível que ela sempre foi ♡
“Não é assim que funciona. Eu não te amo só nos dias bons. Eu te amo nos dias ruins também.”
ROMANCE
Por fim, não posso deixar de mencionar o romance do casal. Por incrível que pareça, esse foi, para mim, o livro menos romântico dos quatro da série. Focou bastante em desenvolvimento pessoal, reencontros familiares, autoestima e saúde mental, só que bastante disso tudo girou em torno do romance dos dois. É como se amor deles permeasse o livro todo, com uma brecha aqui e outra ali, mas sem “roubar” o brilho das cenas importantes.
É por isso que se você, como eu, não for lá o maior fã de friends to lovers do mundo, também vai querer dar uma chance para esse livro. É cheio de passagens lindas além de crescimento e perdão. Foi uma conclusão perfeita para uma série de livros que com certeza está entre as minhas favoritas!
(E para os inimigos do fim: esse livro tem uns 3 epílogos. Confia!!!!!!!)
“Você é a estrela guia que me traz de volta para casa no fim de cada dia.”
O livro é rápido e fluido, escrito em primeira pessoa e possui os dois pontos de vista, tanto da Hailee quanto do Aiden. A leitura vale super a pena e só de escrever essa resenha já me deu saudade dessa galera toda T.T
Se lerem Estrelas do Norte, espero que gostem tanto quanto eu. Não deixem de conferir os outros livros da editora e dessa autora maravilhosa!
Conheça mais sobre os outros livros da Série Bússola:
- Tempestades do Sul (Série Bússola #1)
- Luzes do Leste (Série Bússola #2)
- Ondas do Oeste (Série Bússola #3)
Até a próxima!
Beijinhos, Lorh ♡
Olá! Eu adorei a sugestão de leitura 🙂 já quero ler.
Olá,me parece uma história de amor para ser acompanhada desde o nascimento.De fato, ler os livros anteriores seria essencial mas gosto de primeiro, ter uma ideia sobre como é desenvolvida a história.Fiquei curiosa em conhecer mais sobre a coleção e a autora que eu não conhecia.Obrigada.
Adorei o post e com certeza vou gostar ainda mais do livro.
É um livro interessante com temas que vai agradar os leitores, que bom que você gostou do livro , é uma boa pedida pra ler bjs.