Nacionais para Assistir – Aos teus Olhos de Carolina Jabor
Oi gente, tudo bem? Quem me acompanha pelos stories (@corujageek) viu que nesse mês indiquei vários filmes nacionais entre eles Aos teus olhos com o ator Daniel de Oliveira. Antes era um tanto preconceituosa em relação a filmes nacionais mas acredito que tudo é questão de saber escolher qual assistir.
Em agosto assisti uma entrevista com os atores Daniel de Oliveira e Malu Galli. Eles comentaram como foi fazer Aos teus olhos, qual a mensagem queriam passar e como o público recebeu essa produção. Depois disso fiquei bem curiosa.
A história
Rubens é professor de natação num clube. É muito querido pelos alunos, pais e professores. Até que um dia um aluno chega em casa e conta para a mãe que o professor lhe deu um beijo na boca. O que você faria se alguém que conhece fosse acusado de algo tão grave? Daria o benefício da dúvida ou julgaria primeiro?
Minha crítica
Aos teus olhos começa mostrando a rotina de Rubens com seus alunos. Ele trata bem, é simpático e exige o máximo pois acredita que eles têm potencial e podem ser melhores. Rubens sempre está conversando com seus alunos, os segue nas redes sociais, curte suas publicações e os trata como amigos.
Certo dia um dos alunos conta à sua mãe que Rubens o beijou na boca. Indignada a mãe pede ao marido que tome providências. A diretora diz que é preciso conversar com o professor e descobrir o que realmente aconteceu.
Paralelo a isso a fúria da mãe só aumenta. Sente que precisa fazer algo a respeito. Então usa um grupo de whats para desabafar. conta às outras mães o que aconteceu com seu filho. Os outros pais aconselham denunciar, tirar o filho do clube, xingam o professor de pedófilo, etc.
A partir desse momento o assunto vira uma bola de neve nas redes sociais. Ninguém mais lembra que Rubens era um bom professor, todos ficam desapontados com o que aconteceu. Durante o filme acompanhamos Rubens sendo julgado pelos pais dos outros alunos, por seus colegas de trabalho e até pela diretora do clube.
O diferencial do filme é que não tem um “fim”. Ele deixa em aberto a discussão sobre esse ódio gratuito que presenciamos todos os dias nas redes sociais. O fato das pessoas não investigarem, não questionarem, apenas julgarem umas às outras pelo que “ouviram dizer”.
Quantas vezes uma “fake news” é divulgada e em poucos minutos viraliza? Nos preocupamos se é verdade? Muitas vezes não. Buscamos uma fonte confiável? Também não. O que as pessoas querem é julgar, dar opinião, compartilhar o que pensam, mostrar que elas mesmas são corretas e ter a “voz da razão”.
As redes sociais são verdadeiros tribunais quando o assunto é julgar uma pessoa/situação com base apenas nos nossos paradigmas. Muitos são intolerantes, perdem a cabeça e transformam pequenas conversas em grandes discussões.
É importante ressaltar que a discussão não é sobre Rubens ser pedófilo ou não. Ele foi condenado no momento que a notícia se espalhou pelas redes sociais. Aos teus olhos nos permite pensar, tirar nossas próprias conclusões e avaliar a sociedade na qual vivemos.
E vocês, o que pensam a respeito? Concordam que temos o direito de julgar antes de conhecer a verdade? Passaram por alguma situação semelhante?
Espero que tenham gostado da indicação de hoje. Se ainda não assistiram fica a dica!
Leia também: Para assistir jogador nº 1
Até o próximo post! Érika ♡
Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ G+
Olá Érika, tudo bem?
Ainda não conhecia esse filme, mas depois do seu post já fiquei bastante interessada. O fato de abordar essas questão do ódio gratuito e das fakes news é bem bacana, trazendo boas reflexões, sem dúvida. Arrasou demais no post!
Beijos!
Adoro filmes com nadadores quando podemos apreciar os atores sem camisa a maior parte do tempo hahahahah
Ainda não assisti o filme, mas penso que não temos o direito de julgar nem antes e nem depois de conhecer a verdade, penso assim bjs.
Oi Érika! Não conheço esse filme, mas fiquei curiosa para assistir depois de ler o seu post. Acho que é um tema muito interessante, principalmente nos dias de hoje, onde as “fake news” estão por todos os lados. Vou procurar o filme pra assistir e ver como se desenvolve essa história…
Um beijo,
Renata
Eu sou preconceituosa com filmes nacionais, mas acredito que como você disse, é tudo questão de saber escolher. Até hoje só fiz escolhas ruins rsrs
Gostei da história desse filme, acho um tema muito importante de ser abordado, já quero assistir tbm.
Oiee!
Confesso que sou meio “pé atrás” com filmes nacionais, mas fiquei curiosa com esse!
Essa temática do ódio nas redes social é muito atual e importante. Vejo muita gente compartilhando links indignados só com o título, muitas vezes sem nem ler a notícia ou conferir se é confiável! Vou procurar pra assistir! ; )
Beijão
Oi!
Eu adorei a dica 😀 não conhecia o filme, parece ser bem interessante. Gosto de filmes brasileiro 😍
Quando vi o trailer desse filme me lembrei na hora do filme A Caça que aborda uma temática parecida, ainda vendo o trailer fiquei curiosa pela trama para descobri se o professor é ou não culpado. Na série Desperate Housewives também acontece de ter um professor de natação envolvido em um situação parecida. Valeu por me lembrar sobre o filme assim que tiver oportunidade certamente verei.
Fiquei curiosa pra ver o filme! Ultimamente também perdi muito o preconceito com os nacionais…
Nesse caso fiquei incomodada – vou ver pra entender melhor – porque é um assunto extremamente delicado, e estamos muito acostumados a ver crianças e mulheres serem silenciados em casos de pedofilia/agressão… Então eu sempre prefiro dar voz e acreditar neles. Vou ver o filme e depois te conto o que achei!
Beijos!