O Coração Atrás da Porta

O Coração Atrás da Porta – Bianca Briones

Olá leitores, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é sobre O coração atrás da porta, lançamento da autora nacional Bianca Briones publicado pela Bertrand Brasil e vai trazer no enredo a pandemia, violência doméstica e saúde mental, assuntos que infelizmente estão fazendo parte do nosso cotidiano.

Julia

É auxiliar de enfermagem e vive um relacionamento com Eduardo com quem ela planeja ter uma família, pois quando era apenas uma garotinha viu os pais se separarem e a mãe se envolver em outro relacionamento que resultou em uma sequência de agressões até que o padrasto assassinou sua mãe e ela não pode fazer nada para salvá-la.

Mas Julia vê sua vida desmoronar novamente quando o relacionamento dos sonhos passa a ser abusivo e virar um verdadeiro pesadelo.

“Eu me encolho no chão. Parece que fui partida e meus pedaços precisam se unir novamente.”

Daniel

É um escritor famoso casado com a médica Rebeca e juntos tem a pequena Giulia que foi diagnosticada com osteossarcoma – um tumor ósseo maligno, Daniel vê a vida de sua pequena Gigi se esvaindo e não pode fazer nada.

A vida

De ambos é repleta de perdas e em meio ao caos e ao luto que estão vivendo, chega uma pandemia que os isolam do mundo.

Para Julia ficar isolada significa estar protegida de seu agressor e para Daniel significa se entregar ao luto e a depressão.

Bianca Briones

O que eles não esperam…

… é que o destino que os coloca como vizinhos de porta, também os fará criar uma amizade através de trocas de mensagens, tudo por causa da sobrinha de Daniel, Naomi uma adolescente com uma forte personalidade que em momento algum desiste de ajudar o tio com a depressão e que vê em Julia uma porta aberta para a amizade.

“Eu entendo a sua dor. Você precisa seguir em frente. Sei que parece frase pronta, mas é a verdade. Se ficarmos parados, afundamos em um pântano de dor e se torna impossível sair. Temos que continuar, nos movimentar.”

Esse é o livro…

… de capa fofinha mas que traz uma história incrível e também dolorosa, aqui a história fala sobre perdas, segundas chances, amizades, recomeços e sobre nossa saúde mental em meio a pandemia.

Mas também retrata a violência doméstica e o relacionamento tóxico, o que pode gerar gatilhos se você for sensível aos temas abordados.

“Quero descobrir o que acontece quando limpamos a ferida e ela tem a chance de cicatrizar.”

Também temos o romance mas este ficou em segundo plano, o que na minha opinião foi bem condizente com a história e com os traumas vividos dos personagens, pois foi uma evolução na cura dessas feridas.

Os personagens secundários também tiveram papel importante nessa história. Naomi com sua personalidade forte e insistente e porque não dizer o cupido desse casal, mesmo sendo apenas uma adolescente de quartorze anos por vezes foi mais madura e sábia que seus responsáveis, também temos os irmãos de Daniel e os amigos de Julia.

Uma história com acontecimentos devastadores que vão interferir na vida desses personagens e por mais que seja difícil superar, você vai vibrar com a evolução e a cada conquista deles de não desistir!

“Amar alguém em tempos pandêmicos é isto: saber que você precisará confortar e ser confortado; e que haverá situações em que nada poderá ser feito além de um abraço. Dependendo da situação, nem um abraço será permitido.”

O livro possui pouco mais de duzentas páginas mas não se engane, ele carrega muitos sentimentos e a autora soube intensificar isso, pois a cada início de capítulo temos o trecho de uma canção o que deixa tudo mais emocionante, uma excelente playlist.

“Talvez em um mundo onde o toque físico é proibido, a música possa ser o abraço de que precisamos.”

O Coração Atrás da Porta

Sobre a autora

Antes mesmo de saber escrever, Bianca Briones já criava histórias. Desde pequena, sonhadora e criativa, o romantismo explodiu em sua vida na adolescência, momento em que decidiu que seus filhos teriam nomes de heróis. E tiveram – Athos e Arthur. Ela é formada em Letras, e há mais de uma década as palavras são sua vida, seja escrevendo seus próprios textos, ou trabalhando no de outras pessoas.

Para ela, escrever é como respirar: natural e vital. É autora das séries Batidas perdidas, Em suas mãos e Sonhos de Avalon, além do romance Como se fosse magia e de um conto no livro As fases da lua. Nas horas vagas, está sempre acompanhada de um bom livro, além de seus filhos, seu coelhinho Lancelot e seus companheiros inseparáveis: os gatos Merlin, Messi e Thibum.

Ficha técnica

Título: O coração atrás da porta
Autora: Bianca Briones
Ano: 2022
Número de páginas:224
Editora: Bertrand Brasil

Espero que tenham gostado! Conheciam O coração atrás da porta ou a autora?

Leia A biblioteca da meia-noite, também Bertrand Brasil.

Abraços e até a próxima Fran 🙂

Posts Similares

8 Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Os assuntos abordados pelo livro são realmente bem densos, então creio que iria gostar bastante, pois obras assim me fazem refletir bastante. A violência doméstica e relacionamento abusivo provavelmente vão causar alguns gatilhos em mim. Espero poder ler em breve, tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora.

    Beijos!

  2. Achei bem diferente isso de cada capitulo começar com um trecho de música, primeira vez que vejo um livro com isso.

  3. Nossa, ainda não li uma obra de ficção que fala sobre a pandemia. Tem temas gatilhos ne, mas me interessou. Obrigada pela dica de leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *