O Jogo da Mentira – Ruth Ware
Oi gente, como vocês estão? Aproveitaram bastante o final de semana? Quem me acompanha pelos stories @corujageek (segue lá) viu que compartilhei várias dicas de séries e filmes para assistir no Amazon Prime. Alguém aí já assinou? Como está sendo a experiência? Na sexta-feira mostrei no instagram o book review de O jogo da mentira novo livro da Ruth Ware lançado em agosto pela Editora Rocco. E é sobre ele que vamos conversar hoje, prontos?
Para quem está chegando no blog agora e não conhece a Ruth Ware ela é autora dos livros Em um bosque muito escuro e A mulher na cabine 10. Ambos publicados pela Rocco. Esses são os três livros publicados pela autora aqui no Brasil. Na Amazon você encontra outros títulos porém em inglês 🙂
A história
O jogo da mentira acompanha as quatro amigas Isa, Fatima, Thea e Kate desde que elas tinham 15 anos quando foram mandadas para Salten House um colégio interno no litoral da Inglaterra. No decorrer da história descobrimos porque cada uma delas foi matriculada nesse colégio.
A trama acompanha as garotas por 17 anos, ou seja, a autora intercala passado e presente e vai nos inserindo na vida de cada personagem. É nessa retrospectiva também que entendemos como surgiu O jogo da mentira, como ele funciona, as vítimas e quais as consequências ao longo dos anos. A trama é narrada em primeira pessoa pela Isa Wilde, nossa protagonista.
As regras do jogo
Regra 1: Conte uma mentira
Regra 2: Insista na sua história
Regra 3: Não deixe que descubram
Regra 4: Nunca mintam umas para as outras
Regra 5: Saiba quando parar de mentir
Quatro amigas e um jogo perigoso. Talvez uma delas tenha quebrado uma das regras.❞
O jogo da mentira
Salten 17 anos depois…
O livro começa quando um morador local está passeando com seu cachorro e ele encontra um osso próximo à praia, seria uma situação normal e até comum não fosse a polícia descobrir que aquele osso é humano. Quem será que morreu? O que aquele osso fazia na praia? Esse é nosso primeiro questionamento.
Londres tarde da noite…
Isa recebe uma mensagem de Kate com a seguinte frase “Preciso de vocês”. Apenas três palavras. Não houve ligação, carta, e-mail, nada. Apenas a mensagem de texto pedindo ajuda. O que será que aconteceu? O que houve com Kate? Por que essa mensagem depois de tantos anos?
Depois silêncio. Ou o silêncio possível naquela casa velha e assombrada por fantasmas, com sua incessante resistência rangente à força dos ventos e das marés.❞
A caminho de Salten
Longe dali Thea e Fatima também recebem a mensagem de texto. As três viajam para Salten 17 anos depois com um ponto de interrogação na cabeça. Porém, com a desculpa de que irão ao jantar das ex-alunas do colégio Salten House. O que seria tão grave para Kate chamá-las depois de tanto tempo?
No dia seguinte as quatro amigas estão reunidas novamente como nos tempos do colégio. Saudades. Nostalgia. Um encontro casual não fosse uma ovelha morta cheia de sangue que aparece à porta de Kate com um bilhete misterioso. Será que alguém sabe os segredos que as quatro amigas guardam a tantos anos? Ou o objetivo é apenas assustá-las?
As pessoas costumam contar “mentirinhas brancas” sem graves consequências. Mas o que pensar de quatro amigas que têm tanto a esconder? Por que precisaram mentir? Quais segredos elas escondem por quase 20 anos?
Conforme a história avança Kate diz às meninas sobre o osso encontrado na praia, isso é suficiente para todas perderem o sono. Será que haverá investigação? Alguém será chamado para depor? O que elas sabem sobre isso?
No escuro do topo da escada alguma coisa se move. Uma pessoa na escuridão. Não consigo falar. Olhos fixos no espaço escuro no topo da escada. Alguma coisa… alguém… está lá em cima.❞
Esse suspense psicológico nos prende do início ao fim da trama. Quem conhece a escrita da autora sabe que ela cria situações que são capazes de nos deixar sem ar, aquela sensação claustrofóbica que experimentamos em A mulher na cabine 10 devido a história ser ambientada num navio.
Em um bosque muito escuro essa sensação nos acompanha novamente mas agora estamos numa casa de vidro no meio da floresta. Em O jogo da mentira somos levados à Casa da Maré que fica próxima ao Rio Reach onde Kate vive desde que seu pai, Ambrose Atagon, desapareceu misteriosamente.
A ambientação
Grande parte da história acontece na cidadezinha de Salten e arredores. Desde que seu pai, Ambrose Atagon, desapareceu quando tinha 15 anos Kate vive sozinha na Casa da Maré. Sofá surrado, louça antiga, instalação elétrica precisando de reparos, a casa praticamente caindo aos pedaços. Mas Kate se recusa ir embora dali. Quais seus motivos?
Saindo do mar, do moinho, vamos em direção à Salten. Nos deparamos com lojas fechadas, casas abandonadas, pouco trânsito, clima cinza britânico, quase uma cidade fantasma esquecida por todos.
Não é só a ovelha aparecendo quando estamos de ressaca e sem dormir direito, é tudo. É o cheiro no ar. A água batendo nos nossos pés, que não é mais a água boa, está poluída com sangue. É a sensação da morte se aproximando do moinho.❞
Depois conhecemos Salten House. O colégio interno é uma grande construção branca distante de tudo. Onde as internas só podem ir para casa nos feriados, mas as meninas que moram perto como Kate podem visitar a família todo final de semana. Seu pai Ambrose é professor de Artes no colégio o que lhe garante uma bolsa de estudos.
Os personagens
Apesar de o livro ter quase 350 páginas a história tem poucos personagens. Além das quatro amigas conhecemos Owen (marido de Isa), Freya (filha de Isa – senti um carinho enorme por ela), Luc (meio irmão de Kate), Mary Wren, Rich, moradores locais de Salten e antigos colegas da Salten House.
As quatro amigas são bem diferentes. Conforme a história avança isso fica ainda mais nítido. Thea é a “rebelde” e trabalha num cassino. Fatima se tornou muçulmana, é casada e tem dois filhos. Isa estudou direito, é funcionária pública, mora junto com Owen e a linda Freya. Kate é uma incógnita. Não se casou, não teve filhos, e vive na Casa da Maré como que não querendo se despedir do passado.
Mas eu não posso… não posso esperar. O grito de Freya é como um anzol enfiado na carne que me puxa inexoravelmente pelo alagado. E agora não estou mais raciocinando, meus pés se lembram dos caminhos quase automaticamente.❞
Apesar de ter gostado da Isa, me identifiquei bastante com Kate. Pela nostalgia, pelo apego ao passado, pela saudade da adolescência, por se apegar às memórias e torná-las tão reais como se tivesse acontecido ontem. Senti falta de uma trilha sonora.
Minha opinião
O que dizer da Ruth Ware? Ela se tornou minha autora favorita desse ano. Sua escrita é envolvente, vai revelando os acontecimentos aos poucos o que nos tortura em alguns momentos haha mas ela é incrível. O que dizer de O jogo da mentira? Gostei de toda a trama criada pela autora, porém acredito que ela deveria ter explorado mais alguns personagens.
Por exemplo, Mary Wren surge no início da trama, ou seja, Isa, Thea, Fatima e Kate a conhecem desde a adolescência porém a autora deixa uma lacuna para o próprio leitor “descobrir” porque a personagem agia de determinada forma. Compreendem? Não muda em nada o desenrolar da trama é apenas uma observação 🙂
Eles estão aqui: Luc, Ambrose e não só eles, nós também, os fantasmas do nosso passado, as meninas magras e risonhas que fomos antes daquele verão que terminou com um desastre cataclísmico e nos deixou cheias de cicatrizes, tentando seguir em frente, mentindo não mais como um jogo, e sim para sobreviver.❞
A leitura coletiva
O livro fez parte da Leitura Coletiva junto com o Cleyson do ig @bookseestante apesar de ele ter terminado de ler antes de mim conseguimos expor nossas opiniões e trocar muitas ideias. Uma experiência bem interessante! Obrigada amigo 🙂
Acho que é isso, espero que tenham gostado de conhecer mais um livro da autora e coloquem na próxima TBR. Obrigada Editora Rocco pela parceria. A edição está incrível! Quando peguei o livro nas mãos não entendi a capa, mas isso iremos compreender no decorrer da história o que a torna ainda mais instigante!
Agora me contem, já leram algo da Ruth Ware? Gostaram da escrita da autora? Qual seu livro favorito?
+ Onde comprar: Amazon
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Olá Érika, tudo bem?
Ainda não li nada da autora, mas sempre que vejo você falando a respeito de um dos livros dela fico com muita vontade, pois ela parece ser simplesmente incrível. Suspense psicológico é um dos meus gêneros favoritos, e já amei saber que a leitura nos prende do início ao fim e que a autora sabe muito bem trabalhar todos os momentos da história. Acho que iria amar demais esse livro. Quero o quanto antes!
Beijos!
Uma resenha bem feita é uma resenha bem feita. Amei o livro e ja necessito dele pra chamar de meu.
Uma história envolvente e fascinante, um jogos de mentira com certeza! Atmosférico sinuoso com a quantidade certa para dar um frio na espinhas. A resenha sugere que é um suspense do começo ao fim. Caracteristicas de todos os livros de Ruth Ware, adoro um bom suspense.
Não li nada e nem conhecia a autora, mas gostei do livro, parece ser bem interessante, está mais que anotado aqui….
Oi! Eu adorei a sugestão 🙂 parece ser bem interessante, ainda não conhecia o trabalho da autora!
Não conhecia a autora, mas pela resenha já fiquei curiosa para saber qual a mentira e as consequências deste jogo que atravessa quase duas décadas.
Acho bem legal quando coloca passado e presente na história, fiquei bastante intrigada pra saber quais os segredos que elas escondem, confesso que fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs.
Olá,
Não li os livros de PLL, mas era fã do seriado e esse livro me parece ser na mesma vibe, assim como também me lembrou Olho por olho, como gosto muito dessa coisa de suspense e alternância entre passado-futuro, fiquei mega empolgada para fazer essa leitura, além de conhecer uma autora nova, pois já tinha ouvido falar do livro A mulher na cabine 10.
Beijos,
Thayenne
Olá!
Não conhecia esse livro e fiquei mega curiosa com essa história, de cada amiga. Adoro quando intercala entre passado e presente. Deixa as coisas mais interessantes. Histórias com grupinhos de amigas e segredos me deixam bem presa na história. Dica anotada.
beijos!
Olá!
Logo de cara pensei “não vou ler, pois não curto o gênero”, mas ao longo da resenha fui me envolvendo e criando expectativas quanto a uma leitura “que eu não vou fazer”. Fiquei realmente presa em cada palavra sua e mesmo não curtindo o gênero, acredito muito que vou morder minha língua e realizar essa leitura, estou sentindo que vou curtir. Obrigada pela dica.
Beijos
Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro, vou até deixar anotado aqui para não esquecer.
Oi, fiquei bem curiosa para ler esse livro e descobrir o motivo de as amigas ficarem tão preocupadas com algo do passado e essas questões das mentiras, amei conhecer esse livro pelo seu post. Sobre a Amazon Prime: peguei o primeiro mês grátis, mas quem disse que tenho tempo pra usar alguma coisa, rsrs.
Ainda não assinei a Amazon Prime, mas estou querendo. Tem séries boas demais lá, como This is Us. Agora sobre o livro… imagina encontrar um osso humano?! Deve ser muito bizarro hahaha. Mas gostei de ver a sua experiência e estou curiosa para ler também.
Beijos,
Oi, Erika.
Eu estou com esse livro aqui para ler e tô bem curiosa sobre ele. Lendo a tua resenha eu acredito que eu vou gostar muito da leitura. Vai ser a minha primeira experiência com a escrita da autora e espero não me decepcionar. Adorei a tua resenha.
Beijos.
Books and Movies
Oi Erika!
Adoro esse suspense, mistério e drama misturado, consegue me prender do começo ao fim para saber do porque os personagens agem de certa forma, durante a história. Ainda não conhecia esse livro, mas já estou curiosa para ler e ainda mais sobre o enredo ter um teor psicológico. Parabéns pela resenha, me deixou instigada e minha imaginação já criou a atmosfera e as cenas do livro, obrigado pela dica. bjs!
Oi, tudo bem? Nunca li nada da autora, apesar de conhecer os outros títulos dela. A história deste não me interessou, achei-a confusa e meio surreal em alguns momentos. Mas acho uma sacada legal lidar com mentiras, porque tem todo o lado do narrador não-confiável. Adorei suas fotos, ficaram lindas!
Love, Nina.
Nunca li nada da autora, mas já estou gostando dela só pela sua resenha kk, dá pra perceber que é uma excelente autora, já quero ler com certeza O Jogo da Mentira, bjusss.
Nossa, que resenha envolvente! Deu uma baita vontade de sair correndo para ler o livro! Toda vez que leio uma resenha sua sobre algum livro de suspense fico assim, deixando ardentemente o livro!rs
Sou muito fã de suspenses, mas o subgênero suspense psicológico é o meu favorito! Amo essa sensação de angústia, de não saber como tudo vai terminar, de estar na cabeça dos personagens principais, sentindo a mesma coisa que eles. É desgastante, fico acabada depois da leitura, mas vale a pena.kkkkkk
Eu fiquei aqui tentando entender o que aconteceu com essas quatro amigas, mas principalmente com a Kate. Como ela, sou apegada ao passado (claro, sendo canceriana era impossível ser diferente), vivo de lembranças de momentos que nunca voltarão… de tempos felizes, de momentos marcantes da minha história. E fico bem melancólica. Fico imaginando que o segredo delas talvez tenha relação com o desaparecimento do pai da Kate, mas me pergunto o que de tão horrível se passou e que as atormenta tantos anos depois.
Oi Erika! Eu adoro o estilo dos seus posts. Sério, você consegue conversar de uma forma muito íntima com quem está aqui te lendo. ADORO!!! hahahhaa
Sobre o post, eu comecei a ler e… resolvi parar. É que tô com esse livro aqui na minha mesa pra ler e resenhar no comecinho de outubro. E sabe como é, né? Morri de medo de pegar qualquer coisinha a respeito. Sei que você muito provavelmente tomou todo cuidado. Mas, eu sou meio bobona com essas coisas.
Algo que não posso deixar de ressaltar é: QUE FOTOS LINDAS!!!! Adorei mesmo.
Grande beijo
Eu vi a divulgação de lançamento desse livro e fiquei muito interessada por essa história. Adorei sua resenha! Apesar da ressalva sobre os personagens, agora estou muito entusiasmada para incluir em minha TBR!
Lindas fotos!
Karina
Os outros livros da autora eu conheço, mas esse eu ainda não tinha ouvido falar, e pra te dizer a verdade foi o que mais me chamou atenção. Eu amo suspense psicológico e por isso fiquei tão interessada na trama. Como em toda história do gênero, sempre tem aquele nó na cabeça, né? Algo que a gente deva interpretar, que não explicito e tal. Muito curiosa com esse livro. Dica anotada!
Olá! Primeiramente adorei as fotos que você fez, quanta criatividade! Ainda não conhecia essa autora e achei linda a capa do livro. Adoro quando o autor intercala presente e passado e achei particularmente interessante esse jogo da mentira, em si. Amo histórias que retratam amizade e, sendo uma leitura coletiva, a parte boa é poder realmente compartilhar nossas impressões sobre os personagens e acontecimentos. Beijos! Karla Samira
Parece ser um livro muito interessante, acho que nunca li nada parecido. Gosto bastante dessa ideia de intercalar passado e presente, além de trazer um mistério que prende a gente até o final. Apesar de estar acostumada a livros com muitos personagens, eu valorizo bastante as tramas que não colocam muitos, acho que fica um pouco mais fácil de lembrar de todos e facilita a leitura.
Gostei bastante da resenha e vou colocar o livro na minha lista!
Abraços, Liv
Poxa nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei interessante, principalmente pela temática rs. Seu post ficou muito bem explicado, parabéns!
Lendo a resenha estava super me interessando, até ler a quantidade de páginas. haha Eu gosto bastante de ler, mas não consigo ler um livro com muitas páginas haha
Você arrasa nas fotos!
Fico completamente apaixonado ♡
Que agonia, odeio mentiras. Acho que é uma coisa realmente assustadora você conhecer alguém por tanto tempo e descobrir uma mentira feia do passado D:
Interessante um livro de terror e suspense focado nisso!
Confesso que ainda não conhecia essa escritora, porém essa obra dela “O jogo da mentira” parecer ser uma história cativante, cheia de mistérios e suspense. Com certeza vou adicionar esse livro à lista dos livros que tenho que ler nas férias.Beijos
Oiii! Imagino quantas boas conversas tiveram acerca das impressões de vocês sobre a obra! Não conheço a autora, mas sempre quis ler “A Mulher na Cabine 10”. “O Jogo da Mentira” com certeza será mais um a entrar para minha Wishlist! Bjsss
Oi Erika! Eu já abri uma aba na Amazon pra adicionar esse livro na minha wish list! Meu, fiquei aqui querendo saber mais. Pode pedir spoiler? Eu amo livros de thrillers psicológicos e me sinto tão envolvida e introduzida na trama. Amei a indicação e a resenha. Beijos
O livro é incrivelll!! Eu adorei só pelo que li aqui.
Certamente vai pra wishlist kkkkkkk. AMEI!
ps. você arrasou nas imagens, estão lindas!
Eu preciso conhecer a escrita dessa autora urgente. Parece ser um daqueles livros que vão se tornar meus favoritos, em especial pelo suspense.
Bjks!
Hanna
Achei ótimo conhecer essa trama e todos esses acontecimentos misteriosos e desaparecimentos e aparecimento de um osso humano em um lugar tão inusitado. Pelo menos, eu não esperaria enconcontrar um osso humano na praia. Ou qualquer outro lugar que não fosse um cemitério rs’. Enfim, a conexão com os personagens é espetacular. Fiquei realmente intrigada para conhecer a história desse livro na íntegra. Adorei também saber que essa autora se tornou uma das suas favoritas desse ano. E que a escrita dela é muito fluída. Muito bom!
Nunca tinha ouvido falar da autora!!! Mas adorei a premissa do livro, com certeza despertou a minha curiosidade para fazer a leitura. A sua resenha ficou ótima bem detalhada e instigante parabéns!!!
Bjs Aruom Fenix
Olá, tudo certo Erika?
Eu não conhecia o livro e autora, ao menos não me lembro de ter lido alguma resenha com livros da Ruth. Eu curto bastante suspenses psicológicos e me parece ser uma boa pedida esse livro. Adorei a resenha, mas principalmente as fotos, ficaram lindas!
Abraço!
Olá,
Eu li Um Boque Muito Escuro da Ruth e gostei bastante. Não é meu estilo de thriller mas até que gostei de como ela trabalha bem os personagens. Ao contrário do que você falou não acho quatro personagens muito rs Talvez meu problema com este livro seja que se parece muito com o outro que li.
Sempre fico encantada quando vejo suas fotos, Érika. São encantadoras, independente do que você está fotografando (e não tem nada melhor que livros hehe). Bom, e sobre esse livro, o último suspense psicológico que li foi A Mulher Entre Nós. Na época, gostei demais, mas não sei como seria minha reação a ele hoje. Já o que foi resenhado, parece ser tão legal!
Suspense psicológico que me prende do início ao fim … fiquei mega curioso para conhecer essa obra Ainda mais por essa capa. Obrigada por essa indicação incrível recentemente estou mergulhada nesse gênero estou amando a experiência.
Ah, adorei! Super me deu vontade de ler agora. Já deixei até anotado para eu comprar.
Não é um gênero que me atrai muito como leitora, mas lendo seu post fiquei curiosa por saber quais segredos essas quatro amigas guardam e quais mentiras elas contaram para chegar nesse ponto.
Beijos,
Mari
Já apaixono pelo livro só pelas suas fotos lindíssimas, confesso que fiquei bem curiosa pra ler. Adorei a sinopse, estilo de leitura que curto.
Ooi!
Que surpresa esse livro.
Tem uma na livraria em que trabalho mas nunca me interessei muito, principalmente pela capa e a sinopse. Só que pelo seu texto é exatamente o tipo de leitura que gosto. Essa ideia da mentira e histórias que se passam em tempos diferentes.
Agora estou bastante curiosa.
Uma coisa: Que luz você usa para tirar as fotos?? Branquinha assim mesmo ou é na edição?
Eu amei.
Não conhecia o livro e nem a autora, mas amei a resenha e fiquei com muita vontade ler. Anotado!
Oi,tudo bem ?
Nossa não conhecia essa obra e fiquei passada com a proposta do livro, assim como as outras obras da autora. O livro com toda ceteza é uma indicação maravilhosa e sua resenha está linda, chamativa, sincera e completa. Gostei de ter trechinho ressaltados.
Que resenha incrível! Tão completa. Eu tentei ler em um bosque, mas a leitura não engatou, mas esse me chamou muita atenção, eu adoro essas coisas de segredos do passado, nostalgia. Fiquei muito curiosa da relação do osso com a Kate!
Olá, Érika.
Estou com A Mulher na Cabine da autora para realizar a leitura por conta de sua resenha, estou bem ansiosa e espero muito gostar.
Uma pena você ter achado que a autora não explorou devidamente os personagens, é uma pena quando isso acontece, gosto de personagens bem desenvolvidos. Mas mesmo assim, parece ser uma leitura que vale a pena .
Olá…
Amei suas fotos!
Ainda não conhecia a obra nem a autora, mas, estou aqui fascinada com tudo que li em sua resenha… A premissa é bem legal, a trama parece ser envolvente e esse livro foi para o topo dos meus desejados <3
Bjo
Não conhecia a obra, mas confesso que seu post aguçou demais a minha curiosidade e me fez desejar saber dessa história na íntegra. Parece ter um enredo intenso e repleto de surpresas. Anotada a dica.
Preciso dizer que suas fotos são incríveis!
Eu ainda não li nada dessa autora, mas só pelo jeito que você fala dela e dos livros, já me deixa apaixonada e curiosa. A história realmente parece maravilhosa e como eu amo uma boa construção da narrativa esse parece perfeito. Irei ler.
Eu devo confessar que adoro quando as histórias intercalam o passado e o presente, mesmo que as vezes fique meio mal trabalhado, eu gosto muito. Eu vejo bastante gente falando dessa autora, e sempre falando bem, eu me sinto meio excluida por nunca ter lido nada dela hahahahahahahahahaha
Mais uma dica que eu coloquei na wishlist! Adorei!