O que Fazer em Gramado-RS? Parte II
Oi gente, tudo bem? Muito feliz que vocês estão gostando dos posts sobre nossa viagem nesse início de ano. Na parte I sobre o que fazer em Gramado conversamos sobre o Lago Negro. Hoje vim contar sobre alguns lugares que todo leitor precisa conhecer ao visitar Gramado.
O que acha da ideia de sentar numa mesinha tomar seu café enquanto lê um bom livro? Essa é a proposta da Mania de Ler Bookstore que fica na galeria Largo da Borges em Gramado.
As vezes quando viajamos gostamos de ser bem turistas então visitamos a maioria dos pontos turísticos igual todas as pessoas. Mas dessa vez nós aproveitamos para fazer algumas coisinhas diferentes como tomar chopp num pub, ler tomando café e até conhecer a história dos cristais.
A mina
Por falar em cristais sabiam que há uma mina em Gramado? É uma réplica mostrando como era a extração de ametista anos atrás, pedra típica do Rio Grande do Sul. É um passeio subterrâneo onde ouvimos explicação sobre a mineração e ainda temos contato a com a natureza.
No Largo da Borges tem uma lojinha que vende acessórios com diversas pedras: ametista, citrino, ágata e quartzo. Comprei uma pulseira de quartzo verde. Nunca entendi o significado das pedras nem das cores mas a atendente me explicou que é a pedra da saúde.
Quando fazemos uma compra na lojinha A mina ganhamos ingresso para visitar A mina réplica. É possível fazer todo o passeio, visitar o museu e ainda conhecer mais de 800 pedras preciosas de vários lugares do mundo como Peru, Espanha, Uruguai, México. Um passeio que vale muito a pena!
Mania de Ler Bookstore
Ainda no Largo da Borges (que fica na Rua Borges de Medeiros, 2727) tem a Mania de Ler Bookstore. A lojinha fica bem no canto esquerdo quase não a encontramos. Poderia até dizer que fica escondida haha Somente os amantes de livros poderão encontrá-la.
Quando entramos já vemos a sessão infantil tem alguns banquinhos para as crianças sentar e ler. É bem colorido e lúdico. Os corredores são divididos por gênero. Autoajuda. Policial. Espírita. Clássicos. Música. Mais vendidos. Tem uma prateleira destinada a todos os livros da Darkside acreditam? Nem precisa procurar muito estão todos lá.
Há também uma prateleira com os livros da Martin Claret. Então se você é fã da editora vale a pena dar uma olhadinha. Do outro lado fica a lanchonete e as mesinhas. Você pode fazer seu pedido, sentar e ler um livro. Nem preciso dizer que foi uma das experiências mais legais que vivemos em Gramado.
Meu pedido foi um croissant e um suco. Meu namorado que ama doces pediu uma torta (que estava linda e gostosa) e suco se não me engano. Enquanto fizemos o pedido encontrei alguns livros de carro que ele gosta muito. Já ficou entretido vendo os modelos de carros. Achei o lugar bem agradável.
Santho Aroma
Ainda no centro de Gramado conhecemos o Santho Aroma. Uma lojinha bem simpática que trabalha com essências, difusores, sabonete líquido e muitos outros produtinhos para deixar sua casa sempre perfumada. Mas sabe o mais legal?
O Santho Aroma teve a iniciativa de uma biblioteca dinâmica. Como assim? Eles colocaram uma estante em frente à loja com diversos livros. Funciona assim você pode pegar um livro e levar para casa. Ou pode doar um livro que já leu, assim outra pessoa poderá levar pra casa também. Não é legal?
Conheci esse projeto da primeira vez que estivemos em Gramado e agora quando fomos novamente levei alguns livros para doação. É muito legal pensar que livros que nos marcaram podem fazer companhia para outros leitores. Ah, detalhe é totalmente gratuito. Então se estiver pensando em ir a Gramado já leve alguns livros na mala para deixar na biblioteca 🙂
Então é isso gente, esses são alguns dos lugares que conhecemos em Gramado. Pensa que acabou? Em breve tem mais posts. Curtiram as dicas? O que acharam da proposta do Santho Aroma? Podia ter em todas as cidades concordam? 😉
Quer saber mais sobre todos os lugares citados nesse post? É só acompanhá-los pelo Instagram Santho Aroma, Mania de Ler e A mina. Assim, já sabe onde ir quando for a Gramado!
Leia também: Onde se hospedar em Gramado?
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Olá Erika, tudo bem?
Eu vi as duas postagens da tua viagem à Gramado e achei ambas LINDAS! As fotos são maravilhosas e sem dúvida as indicações são boníssimas. É um dos meus sonhos conhecer Gramado, Canela e Caxias e tirar tantas fotos quanto possível, XD. Essa livraria já é meu lugar favorito antes mesmo de eu conhecer, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…
Oi, tudo bem?
Eu tenho muita vontade de ir a Gramado. Parece ser um lugar encantador.
Adorei as dicas, principalmente por não serem só pontos turísticos tradicionais. E que leitor que não gostaria de ir em uma livraria como essa Mania de Ler, né? Linda demais. E adorei saber dessa biblioteca dinâmica no Santho Aroma. Se um dia eu for conhecer Gramado, vou levar alguns livros para deixar lá.
Amei o post.
Beijos!
Oi Érika!!!
Tem alguns lugares no nosso país que eu gostaria de visitar e agora Gramados entrou nele.
Vou ser bem sincera que acho que ficaria mais tempo nas bibliotecas que conhecendo os lugares, porque sou muito assim.
Eu adorei as fotos e me apaixonei mesmo pela cidade.
Gramado é uma das minhas cidades favoritas do Brasil, mas tem muitos mil anos desde que estive lá pela última vez, foi bom ver o post e relembrar da cidade Erika, bateu uma nostalgia bem gostosa, sabe? Enfim, adorei as dicas!
Oiii,
Eu sou louca para conhecer gramado! É uma cidade que sempre teve um charme que me chama a atenção kkkk adorei as dicas de lugares e fiquei bem curiosa para conhecer a Bookstore, parece ser um local muito gostoso e aconchegante e com certeza um local interessante para se visitar quando passar pela cidade. Vou deixar anotado por aqui para já saber alguns locais que quero conhecer quando tiver a oportunidade.
Beijinhos…
Que amor, esse post! Eu ainda não tive oportunidade de conhecer Gramado, mas sempre quis e vendo seu post, com certeza é um lugar que eu iria, sem dúvidas. Adorei!
Beijos.
Oi, Erika. Eu adoro o conteúdo que tu produz, dá pra sentir a energia gostosa que emana, a cada palavra. Eu super adorei o espaço, que delicia ler num lugar assim. E sobre a biblioteca, que iniciativa linda! Tentamos fazer algo assim, aqui na minha cidade, e infelizmente, não deu muito certo :/
Adorei as dicas, querida.
Xêro.
Olá, tudo bem? Ahh que post incrivel, da muita vontade de conhecer a cidade e suas belezas, principalmente livrarias né, um amor imenso por esses lugares!
Olá Erika,
Estou amando acompanhar todo esse tour por Gramado, já fui perto e nunca fui ai. Amei o post, ainda mais falando de todos os projetos de leitura e a livraria, amei a Mina, que interessante, eu adoro ametista, pois é a pedra do meu curso.
Amei demais suas dicas. Abraços
Oi Erika! Eu fui a Gramado em lua de mel e se tornou um dos meus lugares preferidos. Sinto vontade constante de voltar e curtir cantinhos novos, que acabei não indo. E, esse post ajudou a adicionar mais um item na lista. To encantada. Quero voltar mesmo. É um lugar lindo, né?! Beijos
Gramado já parece ser um sonho na Terra, agora com esse post mostrando esses dois lugares super especiais para os amantes da literatura, eu já quero ter dinheiro na minha conta AMANHÃ, por favor!
Eu preciso conhecer Gramaaaaddoooo…
Adorando seus posts, Erika. Abração
Esse post veio em ótima hora! Em agosto vou fazer uma viagem para Gramado e estava muito atrás de dicas do que fazer por lá! Já anotando tudinho!
Esse post veio em boa hora pois estou programando uma viagem para Gramado. Super anotei suas dicas! 🙂
Que projeto interessante. Por aqui temos a tuboteca. Tenho vontade de conhecer Gramado. Excelente postagem e que bom que compartilhou conosco.
Olá, Erika!
Eu tenho muita vontade de conhecer Gramado e na época do frio, é claro. A cidade parece ser aconchegante e muito bonita. Gostei das dicas e a publicação vai ajudar muitas pessoas!
Abraço!
Sò sei que o dia que eu tiver uma boa situação financeira, com certeza irei visitar cada lugar e cidade que trouxe no seu blog, pq sério fiquei super apaixonada. E mega curiosa pra conhecer cada lugar das fotos e tudo mais.
Sou louco pra conhecer Gramado, a cidade é linda! E adorei conhecer um pouquinho mais sobre através do seu post. Parabéns.
Gente, que lugares legais! Adorei saber, também, do incentivo à leitura que, tive impressão, ser bem forte nesse local. Fiquei encantada com a lojinha de livros e, mais ainda, com a biblioteca dinâmica. Tenho MUITA vontade de fazer um projeto desses, se eu tivesse uma loja com certeza utilizaria a fachada para implementar um projeto parecido. Muito bacana mesmo!
Au revoir <3
Tem muita coisa bonita para se fazer em Gramado, gostei demais da dica de fazer o passeio pelo extração de Ametista . Fica ainda mais vontade de conhecer este local muito bonito. Gostei demais das fotografias que compoe o texto. Beijos
Ai Erika, eu amei suas dicas! Eu quero muito ir para Gramado na minha lua de mel e fico acessando diversos blogs com dicas de lugares para poder visitar enquanto estiver na cidade. O meu noivo não gosta muito de ler, mas eu sou apaixonada e ficaria nesse lugar por várias e várias horas sem pensar duas vezes <3
Aaaah, fiquei com vontade de deixar livros na Biblioteca Dinâmica! Que coisa mais linda, gente… Eu absolutamente AMO esse tipo de iniciativa que faz a gente circular as leituras e envia-las adiante, queria ser até mais adepta, viu…
E eu sei que o foco do post é literário, mas eu adorei saber da existência d’A Mina! Nossa, deve ser a coisa mais linda da vida, depois vou buscar fotos!
Eu realmente adoro seus posts de viagem, sempre descubro coisas legais sobre lugares onde nunca nem pensei em ir.
Um pedacinho do mundo, cheio de cultura e um universo a se redescobrir. Ai quem me dera poder passar um tempinho em Gramado!
Já fui a Gramados umas 15x. Amo! Cidadezinha linda demais e com muitas coisas pra fazer. Não sabia da mina. 🙂 Terei um lugar diferente para ir na próxima vez.
Estas bibliotecas dinâmicas são comuns em várias cidades da Europa e inclusive tínhamos em Floripa, nos terminais de ônibus uma época. Não sei se ainda tem. Viajar é tudo de bom e eu amo ler posts sobre viagens. Abraços
Olá, tudo bem? Nossa que ideia super legal de postagem. Adorei conhecer um pouco mais do local junto de você, e ainda mais trazer passeios interessantes para quem gosta de ler. Já quero um dia poder visitar Gramado e fazer esse mesmo percusso. Amei também as fotos, e o projeto mostrado <3
Beijos
Oi, Erika, amei conhecer um pouquinho de Gramado pelo seu post, fotos lindas! Achei a livraria bem interessante, mas adorei essa ideia da biblioteca dinâmica!
Aaaaaa simplesmente amei! Tenho vontade de ir ou no fim desse ano ou no começo do ano que vem com meu namorado conhecer essa cidade tão única. Amei suas dicas e estarei de olho na parte I.
Fui em Gramado , em um dezembro passado, mas foi em um congresso e não tive tempo de passear pela cidade, qjue é maravilhosa. Estou anotando suas dicas para quando voltar… Estou adorando as dicas!
Eu amei essa proposta de passeio! Acho que é outra forma muito bacana de conhecer a cidade, indo nas coisinhas quase que escondidas, ao invés de só naquilo que sempre ganha os holofotes. A experiência de sentar em uma livraria e ler enquanto espera seu café é definitivamente meu tipo de passeio preferido. Vou anotar a dica para quando tiver a oportunidade de conhecer Gramado!
Abraços,
Essa livraria é realmente linda. E amo o projeto dos livros que tem ali no centro. É muito bom incentivar a leitura, até para aqueles que talvez não tem dinheiro para comprar a todo momento um livro.
Sou louca pra conhecer Gramado, e ter visto tantos livros e lugares legais me deixou com ainda mais vontade de viajar para a cidade! Tô babando aqui <3
Erika, sou apaixonada por Gramado, acho que poderia morar lá sem problema nenhum rs
Já visitei algumas vezes mas não cheguei a ir nesses lugares e claro que já salvei o post para quando formos novamente eu lembrar de conhecê-los. Fiquei bem interessada na mina já que amo muito as pedras (mesmo não entendendo o significado de cada uma delas).
Definitivamente o rolêzinho que eu gosto e que eu faria hehe.
Oi, Érika! Ver suas fotos e ler o que você escreve só me deixa com mais vontade de visitar essa cidade. E voltar de lá com livrinhos. Lembro de quando viajei para Diamantina e lá conheci uma livraria que era uma graça, toda aconchegante e com cara de antiguinha. Ler seu post me lembrou dela!
Oi, Erika.
Sempre que eu viajo dou um jeito de encontrar uma livraria, nem que seja só para entrar e ficar cinco minutos olhando para os livros e curtindo o ambiente! Costumo brincar que é uma espécie de coleção!! Rs…
Adorei a dica e vou tentar me lembrar dela quando for a Gramado!
Beijos
Camis – blog Leitora Compulsiva
Eu amei essa livraria! Não conheço Gramado, nunca fui pra lá, mas parece ser maravilhoso! Me atiçou pra visitar!
Oi, Erika!
Eu fui a Gramado quando era mais nova, devia ter uns 14, 15 anos… E lembro que foi a melhor viagem que eu fiz (não que eu tenha feito muitas). O mais legal da viagem foi que fomos de carro, desde São Paulo até Gramado. Foi uma delícia.
Como era a primeira vez que tanto eu como meus pais e meu irmão visitávamos a cidade, o nosso foco foram os pontos turísticos, além de outras cidades nos arredores.
Não conhecia nenhum desses lugares que você visitou, mas tem grande chance de livraria, por exemplo, não existir na época, rsrs. Inclusive, achei ela uma graça.
Bjss
Tem umas histórias bem legais dessa extração de ametista, quando fui a Caxias do Sul conversei por horas com uma senhorinha que me contou histórias disso.. Achei bem legal.
Amei demais a Livraria.Eu que sou apaixonada por rustico e claro livros nem ia querer sair de ambas as lojas, essa biblioteca na frente da loja é bem legal, aqui a gente fez isso com geladeiras hahahahaha…
Que fofura essa Mania de Ler Bookstore! Deve ser um lugar super aconchegante e bem gostosinho de ficar, não é? Quero encontrar um lugar desses aqui em São Paulo, vou ver se acho! 🙂
Amei as dicas dos lugares <3
Olá tudo bem…
Essa história de sentar numa mesinha e ler livros foi um maior barato. E além de registrar tudo sob forma de fotos. Já ouvi falar muito bem do sul e especificamente a cidade de Gramado, que é o meu sonho conhecer as belezas naturais existentes por aí. Quem sabe em um dia de férias eu realizo este sonho… Parabéns pelo post em forma de um maravilhoso guia turístico.
Estou amandoo seus posts. Só está me fazendo querer ir pra Gramado mais ainda. Que lugar lindo. Quando eu for, com certeza levarei pelo menos um livro para deixar na biblioteca dinâmica. Amei essa ideia.
Beijos
Eu realmente não sabia que tinha uma mina em Gramado – e muito menos dessa lojinha com cristais! Sou extremamente apaixonada por cristais e por toda a espiritualidade e cura que eles carregam. Aposto que a explicação da atendente deve ter te instigado e te levado a pesquisar sobre cristais hehe 🙂 muito interessante mesmo esse post, ein? Fugindo do turístico!! By the way, aquele livro laranjinha ali “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se” meio que foi o pontapé inicial para mudar minha vida – recomendo!
Oi,tudo bem ?
Nossa sou louca para conhecer gramado, mas não faço ideia de qual hotel, de como organizar as programações e etc. Então estou amando seus posts, sobre o que fazer na cidade. Amei, super completo.
Gente do céu, tô apaixonada sem nem ter visitado hahaha
Acho que vou tentar convencer o maridão pra uma futura viagem pra lá. Tipo uma lua de mel hahahah
Amei a proposta de doar e pegar livro, a livraria deve ser um charme pelo que vc relatou e os cristais, certeza que iríamos amar esse passeio.
Küss 😘
Que maravilha de lugar, a cada matéria fico mais impressionado com tantos lugares legais para visitar! Parabéns pela sua matéria! Muito boa!
Todo mundo fala desse lugar, realmente me parece ser bastante atrativo. Quero conhecer!
Oi! Adorei a sugestão 😀 Gramado é um lugar incrível, a minha família ama…
Oi querida, esse post deixa o coração da gente acelerado hein. Que delícinha de lugar!!! Meus olhos pararam na livraria, aconchegante e repleta de tesouros, que eu adoraria sentar lá e passar algumas horas (dias rsrs), viajar para lugares assim, não é só um passeio, é um terapia, renova a alma!!! Já me veio logo a mente, que pelo caminho você deve ter encontrado, muitas hortênsias, essas flores são minha paixão e crescem muito em lugares com clima mais fresquinho. Amei de mais esse post, bjus.