O Sétimo Portão – Larissa Brigatti

O que acontece quando os pensamentos conturbados de uma jovem atraem seres sobrenaturais para a dimensão mundana?

Sobre a escritora nacional

Larissa Brigatti: é cidadã brasileira-irlandesa. A autora mora na Irlanda, onde graduou-se na Trinity College Dublin, em Drama & Theatre Studies. Ela já foi assistente de direção da peça de Samuel Beckett, Waiting for Godot. E sua primeira obra intitulada “O Sétimo Portão” publicada pela editora Chiado Books está super acessível. Vale ressaltar que, há possíveis gatilhos emocionais para quem é sensível ao conteúdo presente nesta narrativa excelente da qual aborda uma trama bem impactante.

Cenários que têm Dublin como plano de fundo

Nossa protagonista, certamente, passou por maus momentos. E agora, vive sozinha em Dublin, na Irlanda. Após o término de um relacionamento abusivo, ela se vê em dias monótonos e com pensamentos atormentando sua mente beirando a insanidade. Pois, encontra-se presa divagando entre passado e presente. Sem dúvida, a viagem pelos encantos de Dublin, a capital da Irlanda, com certeza revela alguns aspectos culturais e históricos interessantes para a sequência de acontecimentos eletrizantes na cidade e até paranóicos. Além da arquitetura de St. Ann’s Church. Apesar de ser tudo mais sombrio através dessa premissa.

Parecia que ela estava flutuando entre os mares da insanidade, perdida em sua própria mente lotada.’’

O Sétimo Portão
Atmosfera de suspense e mistério rondando o enredo

Claramente, Clarisse possui a percepção estranha de ser constantemente observada sem o consentimento dela. O que leva seus pensamentos penosos e instáveis em uma série de questionamentos inquietantes. Enfrentando seus próprios conflitos internos, ela acaba envolvendo-se com o sobrenatural sem perceber totalmente, inicialmente.

Assim, essa personalidade intrigante da personagem principal, inconscientemente atrai Adam Seth das dimensões inferiores para o mundo físico. Mesmo desconhecendo os poderes magnéticos da mente humana.

Eventualmente, parei de sentir qualquer tipo de amor ou até mesmo compaixão. O nada da minha vida foi capturado pela minha alma.’’

Então, quem é esse? Seth, aquele que havia feito um acordo com Lúcifer, se permite transmutar para a terceira dimensão. Consequentemente, materializando-se em St. Ann’s Church.

Mas, será isso um grande problema? Clarisse estará a salvo? Qual pode ser o impacto disso tudo em sua vida?

Plot twist 

Por sua vez, Adam Seth, atraído pela melancolia profunda da moça, é um rapaz que vai se aproximando dela. Quando se dá conta, Clarisse fica perdida em seus sentimentos. Porém, ele é um demônio e recebe uma terrível missão.

Essa é uma jornada multidimensional que transcende o conceito da vida.”

Surpreendentemente, a vida estagnada dela resulta em reviravoltas intrigantes e intimidantes quando depara-se com esse indivíduo e embarca nessa trajetória pluridimensional. Repleta de seres sobrenaturais, mudanças de rumo drásticas; foge do convencional e incita os leitores a
sair da zona de conforto.

Aliás, ao iniciar essa leitura, o leitor irá viver dentro da cabeça de Clarisse. Assim como será teletransportado para uma outra dimensão. Porque a autora soube explorar esse conceito de vida e morte, ocultismo e várias dimensões.  

O Sétimo Portão
Temáticas abordadas na trama instigante

O livro traz temas fortes que são gatilhos para algumas pessoas. Por exemplo, em se tratando de relacionamento abusivo em diversos aspectos aprofundados.

Foi muito difícil se perder no meio desse labirinto de cicatrizes caóticas.’’

Contém certos flashbacks da parte de Clarissa, tornando explícito todos seus traumas e sua dor crua e real tanto física quanto psicológica e emocional. Em vista disso, a carga emocional é pesada, embora seja ficcional. Portanto, deixo o alerta.

Afinal, o que achei do livro?

Na minha opinião, essa história curta é tocante, marcante e complexa ao mesmo tempo. Nota- se o fato de conter revisão profissional e a proposta inicial trabalhada e desenvolvida com sucesso. Confesso que achei o enredo completamente diferente do que eu esperava. Contudo, consegue superar minhas expectativas.

Penso que, o plot dinâmico e inteligente detém personagens, talentosamente, construídos. Muitas vezes, precisei fazer uma pausa para processar tudo o que estava sendo exposto, tal como ser capaz de digerir os eventos traumáticos. Em razão do relato doloroso dessa mulher. Evidentemente, passa a mensagem de como pensamentos negativos são ímãs para outra escuridão e negatividade rondando nossa existência.

Ademais, outro ponto positivo, a sensibilidade e a estrutura narrativa atrativa de parágrafos breves e fluidez impecável ao meu ver. Incluindo a escrita coesa, linguagem simples e texto fluído dessa narração apresentada.

Em contrapartida, essa única dose bastou para mim. Visto que não pretendo repetir a experiência nem recomendo para todos os públicos devido aos gatilhos.

Por fim, indico esse título para quem quiser arriscar-se por conta própria e risco. Leia para tirar suas conclusões sobre. Caso o livro funcione pra você, irá aventurar-se por descobertas inusitadas e enigmáticas. Dispõe de figuras míticas e compõe assuntos sociais atuais, realistas, importantes para discussão. Logo, a sinopse fascinante desperta curiosidade e a diagramação está caprichada, por isso, vale a pena conferir.

Ficha técnica

Título: O Sétimo Portão
Autor(a): Larissa Brigatti
Número de páginas: 130 páginas
Gênero: Ficção | Literatura Brasileira
Coleção: Viagens na Ficção
Publicação: Portugal e Brasil. 1ª Edição, Abril de 2021.
Editora: Chiado Books
Idioma: Português

Gostou? Adquira já o seu exemplar no site das livrarias de todo país; Livraria Travessa, Livraria Atlântico e outras. Disponível em formato digital (e-book) na Amazon Kindle.

Leia também: Lançamentos Editora Chiado

Bjos, Débora 🙂

Posts Similares

21 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante. Que bom que apesar de ser um livro mais curto, foi tão bem trabalhado e com personagens bem construídos. Gostei muito da sua resenha, especialmente por ter avisado a respeito de gatilhos, porque realmente parece que é uma leitura que não é recomendada para todo mundo. Fiquei curiosa para ler, mas vou deixar para outro momento, pois estou evitando leituras mais pesadas.
    Beijos

  2. Um aprova de que o livro não precisa ter 500 páginas para tocar o leitor. Só a sua resenha e os temas que você menciona ser abordados no livro já me deixaram com vontade de ler e ter a mesma experiência que você teve.
    Beijos

  3. Oi Érika, tudo bem?
    Um suspense sobrenatural cujo mote são as emoções instáveis e negativas da protagonista e cheio de temas fortes, inclusive com alerta de gatilho? Pontos de interesse da minha parte gradativamente aumentando. Ainda mais quando a autora é brasileira. Sem contar que sou muito atraída por livros com temas sobrenaturais. Grata pela dica!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…

  4. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro ainda, mas já gostei bastante de tudo que você nos apresentou. O fato de ter temas fortes é algo que me anima demais, além desse plot que você citou. Já anotei aqui e espero poder ler em breve. Arrasou demais no post!

    Beijos!

  5. Olá, tudo bem?
    Eu gosto de suspenses e histórias sobrenaturais, mas tem um tempão que não leio algo do tipo. Eu ainda não conhecia esse livro e já gostei da premissa. Parabéns pela resenha, “O sétimo portão” deve ser uma leitura bem maneira. Gostei da capa e da dica!
    Abraços!

  6. Oi Débora.

    Estou conhecendo este livro através da sua resenha e achei a história bem interessante. Ainda mais sabendo que a história se passa na Irlanda e aborda relacionamento abusivo.Confesso que fiquei bem curiosa para descobrir todos os detalhes da história da protagonista. Parabéns pela resenha

    Bjos

  7. Oi, Débora!
    Eu não conhecia esse livro, mas amo histórias que se passam na Irlanda, já que é o sonho de viagem. E a autora trazer toda essa questão de traumas é muito o meu estilo. No entanto, a parte da fantasia e dos seres sobrenaturais não me agradam muito e por causa disso, perdi o interesse que até o momento estava alto. Uma pena. Mas fico feliz que tenha curtido a leitura.
    Bjss

  8. Oi Débora!
    Não conhecia esse livro, adoro esse gênero e fiquei curiosa sobre o enredo, toda essa mistura do real e sobrenatural me encanta e fico fissurada para saber os detalhes. Pela sua resenha percebi que gostou e a leitura parece um pouco tensa mas convidativa, Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

  9. Achei bem interessante a temática da história, gosto de livros que possuem cidades de fundo nos convidando a conhece-las pelo olhar dos personagens.

  10. Adorei a resenha. O livro me cativou logo que a frase que você citou: “Essa é uma jornada multidimensional que transcende o conceito da vida”. Vou adicioná-lo na minha lista.

  11. Eu gosto desse tipo de livro, acho interessante porque nos faz avaliar uma porção de coisas na vida da gente mesmo, mesmo sendo ficção em dados momentos. Gostei da indicação, acho que irei me arriscar …

  12. A história parece que nos prende e queremos saber cada vez mais sobre os personagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *