Palavra Cigana – Florencia Ferrari
Oi gente, tudo bem? Quem me acompanha pelos stories lá no instagram @corujageek viu o tamanho do unboxing que mostrei essa semana. Recebi livros de várias editoras inclusive da SESI-SP. Palavra Cigana, de Florencia Ferrari, é o mais novo lançamento da editora.
Quando a editora divulgou a edição fiquei impressionada com a beleza das ilustrações. Voltando alguns posts é possível encontrar o review de Sunny O lado bom da vida também da Editora SESI-SP. Um trabalho artístico digno de elogio.
Palavra Cigana ilustrações Stephan Doitschinoff
Palavra Cigana é uma obra tão boa quanto. As ilustrações ficaram a cargo de Stephan Doitschinoff. Ilustrador e artista plástico nascido em São Paulo que conta com diversos trabalhos em seu currículo. Entre eles capas de discos de bandas, revistas inglesas e brasileiras, além de ilustrar um conto de ninguém menos que Hans Christian Andersen (sim, o escritor e poeta dinamarquês dos contos de fadas).
A obra é composta por seis contos nômades. Acompanhamos a autora passeando pela Rússia, Egito, Grécia, Eslováquia e outros lugares contando as mais diferentes histórias sobre os ciganos. Num dado momento me senti lendo um livro dos irmãos Grimm.
Seis contos cheios de figura de linguagem e lições
Por serem contos são cheios de figura de linguagem, duplo sentido e reflexões. Muito do que encontramos em livros infantis. Senti uma nostalgia lembrando de A princesa e a ervilha (um dos primeiros contos de Hans Christian Andersen, publicado em 1835).
O livro é curtinho tem menos de 100 páginas então não é surpresa ter conseguido lê-lo em menos de um dia. Alguns contos fluíram mais rápido, mas outros imergi de tal forma que desejei saber o que “vinha depois”. Aquela dúvida que fica após o “felizes para sempre” sabe? Desse jeito 🙂
É por isso que, até hoje, mil anos depois, sempre se diz que os ciganos sabem tudo. E sabem mesmo. ❞
Os contos que mais chamaram minha atenção foram A cigana que sabia tudo, O morto que pagou sua dívida e O cigano e o gigante. A mensagem deixada pelos três é pertinente de tal maneira que é possível ser aplicada nos dias atuais.
Os 3 melhores contos
O conto A cigana que sabia tudo revela a importância de ver o lado bom de todas as coisas. Transmitir bondade e evitar reclamar constantemente. Afinal, mostramos ao mundo aquilo que temos dentro de nós.
Já em O morto que pagou sua dívida vemos o valor da palavra. O quanto é importante cumprir nossas promessas e sermos honestos com aqueles que nos cercam.
No terceiro conto O cigano e o gigante aprendemos que nem sempre é o mais forte que vence, que tem êxito, e sim aquele que sabe usar suas habilidades para alcançar seus objetivos.
Não se assustem. Eu pertenço a outro mundo; só voltei para retribuir a gentileza de um homem que pagou minha dívida. ❞
No final do livro a autora compartilha algumas informações acerca dos ciganos. Sua origem, idioma, grupos, como sobreviveram ao longo dos anos e como foi que eles enfrentaram períodos históricos como a caça às bruxas (muitas ciganas foram condenadas à fogueira) e o holocausto aos judeus.
Conhecendo um pouco mais os ciganos
Além disso, essa edição traz um mapa no qual Florencia mostra o percurso dos ciganos pelo mundo na Primeira onda migratória (do ano 1000 até fim do séc. XVI) e Segunda onda migratória (séc. XIX). Desde a Índia, Pérsia, Síria, Romênia, Rússia, Grécia, Alemanha, Itália, Egito, Argélia, Reino Unido, Espanha, Polônia passando para os EUA, Brasil e Argentina.
Uma novidade para mim foi em relação ao idioma. De acordo com a autora há diversos grupos de ciganos entre eles os Calon, os Rom, os Sinti, os Manuches, etc. Além da língua do país onde vivem alguns falam o romani, de origem indiana, que é modificado conforme os lugares por onde passam.
E o cigano, que passou boa parte desta história dentro do piano, foi embora sem que ninguém notasse, protegido pelas negras asas da noite. ❞
Foi uma grata surpresa essa leitura. Fiquei interessada em saber mais sobre os ciganos e conhecer acampamentos ou grupos. Conversando com meu namorado sobre o livro descobri que ele conheceu alguns ciganos quando era criança mas ficavam pouco tempo na cidade. Só apareciam esporadicamente. Surreal!
Informações sobre Palavra Cigana
Título: Palavra Cigana
Autora: Florencia Ferrari
Editora: SESI-SP
Ano: 2020
Páginas: 88
Classificação: ★★★
Disponível na Amazon
Essa foi minha experiência lendo Palavra Cigana da autora Florencia Ferrari. Agora me conta você já conheceu um cigano? Tem curiosidade em saber como eles vivem? O que fazem? Gosta de contos e seus ensinamentos?
Até o próximo post, Érika 💛
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Interessante esse livro, te confesso que tenho um certo fascínio pelos ciganos, com certeza esse é um livro que vou amar ler!
Olá, tudo bem Erika?
Palavra cigana deve ser tudo de bom mesmo, eu particularmente gosto bastante de livros de contos e isso já um ponto positivo. Outro aspecto interessante é poder saber mais sobre ciganos, bem como dessa pegada irmãos Grimm. Gostei da sua resenha, ficou bastante caprichada e fico feliz que tenha gostado da leitura. A SESI tem um catálogo incrível!
Oi Erika!
Gostei de conhecer este livro de contos através da sua resenha. Eu gosto de ler contos porque dá para ler um por dia. Adorei saber que este livro é curto que dá para lê-lo em um dia. Também confesso que não sei praticamente nada sobre ciganos e fiquei com curiosidade de ler este livro e saber um pouco mais sobre eles. Especialmente a cultura.
Bjos
Olá, tudo bom?
Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada para conferir. Adoro quando todo o conjunto da obra encanta – ilustrações, textos, temáticas – e esse livro realmente parece ser o pacote completo. Outro ponto que chamou minha atenção é abordar a cultura cigana. Já anotei a dica ♥
Beijos!
Eu já conheci alguns quando era criança também. Lembro que eu brincava com os filhos deles, mas na época não entendia nada sobre o assunto. Acho a cultura e o estilo de vida que eles seguem muito interessantes.
Oi
Que lançamento interessante!
Já fiquei com vontade de ler esse livro, gosto de contos, acho bem legal.
Onde eu moro, às vezes apareciam algumas ciganas com seus vestidos longos e coloridos, e sempre que eu passava e elas pediam para ler a minha mão, eu adorava!!
Oi Erika!
Achei interessante esse livro de contos, sou fascinada pela vida cigana principalmente sua cultura e descendência. Adoro contos apesar de ser poucas páginas sempre me deixam algum ensinamento ou alguma reflexão, fiquei curiosa sobre esses contos que escolheu e já estou doida para conhecer essa obra, obrigado pela dica, parabéns pela resenha. Bjs!
Parece ser um livro lindo. Além de adorar contos, essa pegada estilo Irmãos Grimm é tentadora para mim. Eu adoraria conhecer mais sobre ciganos, vi pouca coisa em filmes e séries, mas é uma cultura bem abrangente. Adorei a dica.
Oi, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro ainda, mas que bom que foi uma surpresa tão positiva. Eu confesso que sei muito pouco sobre os ciganos e fiquei interessada por isso. Só me desanima um pouco porque eu tenho uma certa dificuldade com contos. Mas quem sabe um dia dou uma chance né?
Amei sua resenha e fiquei feliz por ver o quanto gostei da leitura.
Beijos
sou suspeita pra falar porque eu sinceramente amo contos, inclusive quero ler mais obras de contos, e eu entendo porque você amou esses, porque são bem simbolicos, lúdicos e trazem aquilo que desejamos pra nós e pro mundo,amei sua dica, vou colocar a wish do skoob <3
Faz tempo que não leio um livro de contos e achei muito interessante a proposta dos contos ser inspirado em viagens em diferentes partes do mundo e com o tema de ciganos, que confesso até hoje não me aprofundei tanto. Adorei que tenha ilustrações. Já fui procurar pra comprar.
Não sou muito fã de contos, mas esse parece ser bom. Gostei da resenha.
Olá, tudo bem ?
Eu não gosto muito de contos, mas acho a cultura cigana riquíssima e acho muito bacana ter esse livro, gostei e vou procurar.
Os ciganos são um povo muitas vezes julgados de uma forma muita errada.
Eu li dois livros sobre a cultura já e achei incrível.
Parabéns por trazer este conteúdo.
Beijos
Sou apaixonada por contos e só pelo tema deles achei super interessante!
Eu gosto bastante de contos, parece ser muito bom, vou agora na Amazon!
Estes livros de contos que tem sempre uma lição ao final são muito bons para aprendermos melhor nosso dia a dia e também conhecer um pouco mais outra cultura. Gostei muito da sua abordagem com este livro.
Olá Erika, tudo bem?
Sempre o Coruja Geek apresenta novidades e temas interessantes, dessa vez não foi diferente e a sua resenha aguçou meu interesse pelo tema “cigano”. Abraços
Olá,
Que interessante este livro, eu adoro contos e achei o máximo ele estimular a curiosidade sobre outra cultura. Sobre os ciganos, lembro de ver as mulheres ciganas em praças pedindo para ler a mão dos passantes, mas nunca me aproximei de nenhuma.
Oi Érika!
Quando mais nova, uns 18, 19 anos, eu conheci uma familia de ciganos da armenia, foi uma experiência bem interessante ver como eles tratam as pessoas e lidam com a vida deles, eu guardo essa experiência comigo até hoje.
Adorei saber desse livro, não conhecia ele e agora tô muito curiosa por conta das ilustrações, devem ser incriveis mesmo!
Adorei teu post, ficou incrivel!
Oi Erika. Espero que tudo esteja bem com você.
Então, achei interessante você falar sobre seu namorado ter conhecido ciganos na infância. Enquanto lia seu post, eu pensava bem isso. Quando eu era novinha, via sempre instalações de ciganos nos arredores das cidades. Fazem anos que nunca mais os vi por aí. Tinha até me esquecido da presença física deles.
Esse livro deve ser deveras interessante
Já chamou minha atenção e fiquei super interessada em conhecer mais detalhadamente.
Grande abraço
Acho perfeito quando o trabalho artístico é digno de elogios! Acho muito importante pra se conhecer mais sobre os ciganos também, uma ótima oportunidade pra entrar no assunto. Realmente, essa edição está linda e as ilustrações sempre me impressionam na obra.
Ótima resenha, nunca conheci nenhum cigano, mas sou muito curiosa pra saber sobre a eles. Já vi alguns pela minha cidade há alguns anos atrás, e sempre tive curiosidade pra saber como eles vivem, mas saber por eles, pois dizem tantas coisas e queria saber o que é verdade e o que é mito.
Vou procurar esse livro, pois depois da sua resenha fiquei curiosa pra saber um pouco sobre os ciganos.
Que interessante esse livro. Eu nao conhecia, mas foi bom saber um pouco mais. Adorei a resenha!
Pelas suas considerações devem ter grandes lições nessa obra, irei ler com certeza, abraços ❤️
Aaah que lindo deve ser esse livro. Eu curto muito a cultura cigana e seria maravilhoso poder ler esses contos e me aventurar por essas histórias… Me encantei com a proposta.
Olá querida, tudo bem?
Não conhecia esse livro mas muito interessante. Estou muito curiosa pra ler 🙂
Muito Obrigada pela sugestão!
Bjs Karina
Oi! Que maravilha ganhar livros de presente 😀 eu amo ler, este parece ser muito bom. Ainda não conhecia a autora, vou por na lista de leitura 😉
É um livro muito interessante, principalmente pra saber como vivem os ciganos, gosto muito de contos, sim tenho curiosidades de saber como eles vivem, é um livro que vale a pena ler, bjs.