Para Sempre Perdida – Amy Gentry
Oi gente, como vocês estão? Estou atrasada com algumas resenhas? Sim! Mas peço que me perdoem o último mês foi bem corrido e não consegui sentar para escrever. Mas espero colocá-las em dia ainda essa semana. Hoje vamos conversar sobre Para sempre Perdida da Editora Rocco.
Quem me acompanha pelos stories (@corujageek) viu que quando compartilhei o #unboxing desse livro já estava muito curiosa para iniciar a leitura. Mas até pegá-lo demorou alguns dias. Mas confesso que valeu a pena esperar pela leitura. Sabe aquela história que quando termina de ler sente uma vontade enorme de chorar de tanto que os personagens te conquistaram? Esse livro é assim!
A história
Para sempre Perdida conta a história de Julie que foi sequestrada durante a madrugada quando tinha 13 anos. A única testemunha foi sua irmã Jane de 10 anos. 8 anos depois Anne Whitaker é surpreendida com o retorno da filha. Conforme os dias vão passando Anna percebe inconsistências no comportamento da filha. Será que aquela moça é realmente Julie? O que aconteceu com sua filha durante todos esses anos? Será que Julie responderá a todas essas perguntas?
“A fresta de corredor, visível de seu esconderijo, quase brilhava em contraste com a escuridão do closet.”
Para sempre Perdida
A autora inicia o livro com Jane descrevendo a noite do sequestro ou seja, é seu depoimento à polícia sobre tudo o que aconteceu naquela madrugada. O corredor escuro, o closet, o homem com a faca, Julie pedindo para que a irmã não fizesse barulho e ficasse escondida e por fim sumindo escada abaixo.
8 anos depois…
É de manhã Anna está de férias da universidade onde leciona, seu marido Tom trabalha em casa e Jane retornou a Houston para passar as férias. Depois de muitos feriados evitando contato com a família ela enfim decide passar uns dias ao lado dos pais.
De repente a campainha toca, ao abrir a porta Anna se depara com uma jovem de cabelos loiros, pele branca, olhos fundos e pálida. Calça jeans rasgada, camiseta, pés no chão é assim que Julie retorna. Julie desmaia e Tom chama ambulância. Todo aquele misto de sensações é muito semelhante à manhã de seu desaparecimento.
“Na fração de segundo em que o estranho olhou para trás, Julie, como se tivesse sido libertada de um feitiço, virou a cabeça para Jane, levou o dedo indicador da mão esquerda aos lábios e formulou um O mudo.
Silêncio.
Jane obedeceu. Julie começou a descer as escadas, seguida pelo homem com a faca.”
Será que Julie está de volta?
É difícil para Anna acreditar que aquela seja Julie. Que aquela seja realmente sua garotinha loirinha de olhos azuis. Por um momento ela parece tão mais velha, parece tão estranha, tão distante daquela menina que sumiu anos atrás. Mas Anna está muito feliz para deixar que essas questões dominem sua mente. Ela quer abraçar, beijar e proteger quem esteve distante por tanto tempo.
Nos dias seguintes Julie é interrogada pela polícia, são feitos exames, e a pergunta que fica no ar é “Por que Julie não voltou antes”? Por que esperou tanto tempo?
Os dias seguem e apesar de Julie estar em casa com sua família ela parece não se sentir à vontade por mais que Anna faça todo esforço para que a filha sinta-se amada e acolhida. As vezes acorda assustada no meio da noite, tem pesadelos com o passado e acorda suando frio. Quais lembranças perseguem Julie? O que ela esconde?
As outras garotas…
Julie tenta se adaptar à sua família e a rotina da nova casa. Enquanto isso a autora intercala a história nos apresentando outras garotas. Primeiro conhecemos Gretchen vocalista de uma banda que se apresenta nas noites em várias cidades. Ela estava presa a Will empresário da banda e com quem ela morava e dormia por não ter para onde ir. Até o dia em que conhece Cal.
Vi era também quem dormia com Will. Uma garota com a voz linda e que fazia todos à sua volta pararem para ouvi-la. Mas ninguém sabia que debaixo da maquiagem escondia marcas de agressão.
Violet pertencia a Lina. Era sua propriedade. Como um bibelô guardado numa estante de vidro. Apenas para ser mostrada e apreciada. Ou melhor invejada. Porém Violet não podia ter muito contato com outras pessoas, principalmente mulheres, isso deixava Lina insegura.
“Faz oito anos que Julie se foi, mas ela está morta há muito mais tempo – séculos -…”
Starr é dançarina numa boate em Portland. Nunca tinha tirado a roupa na frente de ninguém. Mas ali dançar, mostrar o corpo e fazer os clientes beberem era sua garantia de boas gorjetas. Só tinha espaço para uma dançarina nº 1 e Starr conseguiu se destacar.
Conhecendo outras garotas…
A garota nova. Que nome ela teria agora enquanto trabalha num motel? Arrumando camas, limpando bitucas de cigarro e sendo invisível? Será que dormirá no depósito de novo? Mercedes sua colega de faxina a convida para jantar e ficar na sua casa.
Karen está completando 17 anos. Ganha de aniversário uma correntinha com pingente de um cavalo correndo. Mora na Califórnia com Melinda e Bob Mcginty. Faz aulas de equitação e sente o quanto pode ser livre. Eles querem adotá-la e ela percebe o quanto esse relacionamento, o quanto ter uma família pode mudar sua vida. Então ela decide deixar tudo para trás.
Depois veio a Charlotte. Os Petes. A Baby. A Esther. A Julie.
E as histórias por fim se encontram. O que aconteceu com todas essas garotas? O que elas têm em comum? De um jeito sensível e surpreendente a autora traz uma mensagem sobre relacionamento abusivo, dependência, violência doméstica, sequestro, traumas, conflito familiar e superação. O final é simplesmente inesperado.
Minha opinião
Foi minha primeira experiência com a autora. Confesso que toda a história me comoveu bastante e é um tanto difícil transformar em palavras todos os sentimentos que essa leitura despertou.
A autora criou personagens complexos, revelando camada por camada conforme a história ia evoluindo. Cheios de tristezas, alegrias, sonhos, decepções, mágoas silenciadas, e mais importante desejo de ter a família unida novamente.
Amy Gentry vive em Houston e já trabalhou com vítimas de violência doméstica e sexual. Toda essa experiência e conhecimento deu embasamento para que a história se aproximasse ainda mais da realidade.
Quando enfim chegamos ao final do livro compreendemos o título. É com certeza a mensagem mais marcante. Indico a leitura? Certamente!
Obrigada por terem lido até aqui. Espero que tenham gostado de Para sempre Perdida e compreendam como a leitura foi densa. Mas valeu a pena cada capítulo.
Obrigada também à Editora Rocco pela parceria e por sempre proporcionar leituras que nos tiram da zona de conforto. Em breve teremos resenha de Em um bosque muito escuro da Ruth Ware. Mesma autora de A mulher na cabine 10.
Leia também: Hora Morta – Anne Cassidy
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Eu estava bem curiosa em ler esse livro. Tenho ele no meu Kindle mas sempre passou outro na frente dele. Mas agora eu super me animei pra iniciar!
Adorei sua resenha!
Bom dia, e essa capa? Me deixou bem curiosa e assustada ver essa garota dessa maneira, será que é a história da garota que foi raptada a anos atrás? Senhor da Glória se for eu já quero ler pra ontem…rs
Ótimo post!
Bom dia! Tudo bem? 🙂 Nossa, fiquei me colocando na situação da mãe, tendo essa desconfiança. Você quer aceitar que sua filha voltou e quer esquecer todo o resto, mas ao mesmo tempo, fica aquele ar de dúvida. Bem legal o contexto da história!
Nossa adorei o Post!!! Ganhei mais um livro pra minha lista… de inicio fiquei meio confusa com a História da apresentação paralela de outras personagens. Mas acredito que seja para criar aquela desconfiança com a identidade da Julie… não é mesmo?
AQUELA VONTADE DE LER ESSE LIVRO PRA ONTEM!
Que história hein? Me dá um nó na garganta essa capa, mas me deixa muito curiosa pra ler <3
Parece ser uma leitura bem intensa e sensível. Essa é a segunda resenha que eu leio da obra e estou muito curiosa para conferir a história, principalmente por saber que são várias histórias que se unem.
beijos
Oi, eu estou bem curiosa para ler esse livro e descobrir se a personagem é mesmo a garota que foi raptada anos atrás, mas agora também fiquei curiosa para ver como a história de todas essas garotas se unem.
Eu sou do tipo que julga o livro pela capa e essa eu ameiii adorei a indicação desse livro.
Eu adoro esse tipo de obra, com essa temática, principalmente quando o conteúdo é de qualidade e aborda do jeito certo.
Oi Erika!
Só por ler sua resenha deu para perceber a carga emocional que tem esse livro, adoro dramas com desfecho inesperado. Não conhecia o livro, mas já anotei a dica. Fico pensando se essa garota é mesmo a filha que sumiu, sua resenha aguçou minha curiosidade, e mais só por ter histórias paralelas sobre o mesmo assunto já quero ler, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!
Eu me interessei por esse livro há princípio, mas são tantas personagens! Fico de cara como a autora conseguiu ligar todas elas.
Sem contar que eu sempre fico com o é atrás com livros nessa temática, é tão triste, né?
As fotos ficaram lindas, parabéns!
Beijitos
Oi! Fiquei bem interessado pelo livro. É uma coisa que parece tão dolorosa. Um trauma do passado que parecia ter sido superado (o sumiço da filha) volta a tona com mais um monte de outras coisas.
Adoro esse tipo de livro com bastantes questões psicológicas. Obrigado pela recomendação!
E o seu blog é a coisa mais linda!
Essa leitura parece ser extraordinária, repleta de emoções, surpresas e intensidade. Confesso que fiquei bem curioso com essa narrativa que aguçou demais meu interesse. Anotada a dica.
Esse livro realmente parece complexo! Ainda não conhecia, mas já me interessei e vou adicionar na wishlist. O fato de ser uma leitura densa não é ruim, aliás, é algo que me chama atenção. Gosto de me prender dessa forma. Obrigada pela dica!
Beijos,
Oi Erika! Não conhecia o livro, mas já corri na Amazon pra colocar na minha wish list. Achei a premissa hiper interessante e fiquei já criando mil teorias para essas outras meninas e o que elas podem significar. Mas espero que todas estejam erradas, que gosto de ser surpreendida haha
Amei demais sua resenha. Beijos
Só de olhar essa capa eu fico agoniada e já dá pra sentir o ritmo e a intensidade da leitura. Gostei da premissa e fiquei curiosa.
Olá, tudo bem Erika?
Eu não conhecia esse livro e a autora, mas adorei a capa..é bem forte e tem um clima de mistério. Adorei a sua resenha, ficou bem escrita e parece realmente ser um livro dos bons. Dica anotada!
Abraço!
Esse livro parece ser muito bom e estou com ele na minha lista já, lembro de ter visto um post seu no ig sobre. Adorei ver a resenha completa, com certeza é uma leitura que vai me agradar bastante!
Adorei! Forte do jeito que eu gosto e carregado de assuntos polêmicos. Obrigada pela indicação s2
Olá, Erika! Menina, que proposta literária incrível! Eu não conhecia a história, e achei super interessante inclusive saber do trabalho já desenvolvido pela autora. Lendo sua resenha, fiquei pensando que deva ser uma história muito intrigante, e que nos tire da zona de conforto. Amei conhecer um pouco da trama aqui! Bjs
Quero muito ler esse! Já fiquei instigada pela capa e histórias que abordam temas fortes sempre chamam minha atenção. Parece ser uma leitura muito marcante. bjs
Realmente, a história do livro parece ser pesada. Nunca ouvi falar desse livro, mas já ouvi falar da autora. Adorei a sua resenha sobre a história do livro, esse é um assunto que me interessa bastante de ler. Confesso que fiquei curiosa se ela é a mesma garota ou não e isso só me deu mais vontade ainda de ler o livro, hahaha
Parabéns pelo post! Já vou anotar o nome do livro na listinha de livros para ler em agosto.
Beijão!
Caramba, Érika, que livro intenso! Imagino que trabalhando de perto com as vítimas de abuso a autora tenha vivido cada momento único, desses que afetam a gente pra sempre… Um trabalho mega desafiador, e que se transformou num livro que parece tão intenso quanto. Fiquei curiosa em como ela construiu essa aparição das personagens sem ficar confuso e depois unir todas com um desfecho tão inesperado… Fiquei mais curiosa ainda com a trama central, me perguntando se a Julie é mesmo a Julie…
Sabe quando você sente que necessita de algo? Sou eu nesse momento, necessito ler esse livro! Parece ser aquele enredo que você fica perdida, mas que depois tudo vai se encaixando e se encaixa tão bem que você fica pensando “Como assim?” haha Eu amei sua resenha!
Aiiii eu já quero esse livro, já até coloquei que quero ler no skoob depois de ler sua resenha, fiquei só assustada com a nota dele lá hahaha, mas espero gostar. Parece ser um livro incrível, com uma história marcante e diferente. Dica super anotada
Olá Érika!!!
Eu fiquei me perguntando demais na sua resenha como seria o desenrolar da história de Julie e rezando pra você contar mais um pouco, porém claro que isso não iria acontecer. Gostei também da história de alguma das outras garotas e como todas elas vão se cruzar.
A dica está mais que anotada!!!
Oi! Eu gosto muito de livros nesse estilo, e apesar de já ter visto muitas vezes sobre esse livro, nunca tinha de fato parado pra ler sobre ele, e confesso agora que me surpreendi. Acho que por ler muitos livros nessa pegada, eu meio que supus que ele era parecido, mas não. Adorei de verdade a dica!
Bjos – Stalker Literária!
Oi oi querida,
Não conhecia a obra, mas fiquei muito interessada após ler a sua resenha. Bom, o livro me parece interessante mas fiquei intrigada quando você disse que a autora só vai soltando o mistério aos poucos, pois, tenho receio de ficar com tédio logo no inicio. Enfim, a capa é linda e a sinopse ficou bem explicada sobre o enredo. Adorei a sua resenha e as fotos, e espero quem sabe ler um dia.
P.s.: Quando fui corrigir o meu comentário (usando o corretor do PC) avisou que inspiração é a melhor coisa. Achei isso super fofo e criativo.
Beijoss, Enjoy Books
Oi, Érika.
Quando comecei a ler a sua resenha imaginei que fosse um thriller cheio de mistérios. Mas então percebi que a história é gira em torno de muitas outras coisas e não só sobre o desaparecimento e reaparecimento de Julie. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre as outras garotas e como a autora amarra tudo isso no final! Não imaginava que esse era um livro tão emocionante assim! Valeu pela dica!
Beijos
Camis
Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas confesso que fiquei curiosíssima para ler e descobrir esses mistérios. Não costumo ler livros do tipo, porém pretendo mudar isso em breve, e essa obra sem dúvidas estará na lista, haha. Adorei a dica!
Beijos
Parece realmente uma história bem densa. Recentemente li um livro chamado “Flores Partidas” e a história acabou comigo, também tratava do desaparecimento de uma jovem e tudo foi muito forte. Ainda me causa angústia recordar.
Não sei quando lerei este livro, mas certamente quero dar uma chance a ele e descobrir qual a conexão entre o desaparecimento de Julie e essas outras moças mencionadas na resenha. Quero saber o que há em comum, o que as liga. Além disso fico curiosa para saber se a mulher que retornou oito anos depois é realmente a Julie e o que aconteceu com ela.
Bjs!
Arrepiou-me da nuca ao pé sua resenha!
Conforme você foi citando o nome das outras personagens que entram enquanto o livro desenrola, o comportamento da jovem que regressa para casa.. só de pensar o que o livro nos mostra do que essas meninas-mulheres viveram já fico toda pensativa e reflexiva, parabéns pela resenha, mais um livro que você resenha que entra para a minha wishlist!
Eu fiquei muito curiosa para conhecer mais da história da Julie, cujo qual, essa obra conta. Gostei bastante de conhecer essa história do livro pela sua resenha impecável. Essa narrativa parece ser bem envolvente e cativante, apesar da leitura ser densa. A mensagem ao final so livro ser marcante, também desperta o interesse pela obra.
Gostei demais da história, é um estilo de leitura que curto demais, então fiquei bem curioso para ler. Anotei a dica na minha lista e irei tentar fazer um encaixe nas minhas leituras já programadas.
Oi, tudo bom?
Eu não conhecia o livro, mas confesso que estou bem curiosa para saber a relação das garotas e Julie. Não acompanhei o lançamento desse livro, na verdade nem sabia dele até ler sua resenha, porém eu estou completamente interessada nele. Achei bem diferente a premissa dele e todo o mistério envolvendo o desaparecimento de Julie e seu retorno 8 anos depois. Obrigada pela dica!
A_d_o_r_o livros assim, cheio de mistérios, aquele suspense que faz com que você queira logo chegar ao final do livro. Com certeza já irá para minha lista. Excelente resenha. Bjusss e uma ótima semana.
Hello,
mas esse livro é sensacional, digo isso porque ele trás um certo mistérios em saber se a moça é realmente Julie. Afinal de contas, para a família um sequestro e sem volta é doloroso nunca saber o que aconteceu.. e dai ela volta e tudo é diferente, gostei muito da história, bons personagens o que ganha meu coração